Aula sobre Desigualdades Brasileiras
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A desigualdade é um tema muito presente no cotidiano dos estudantes e, infelizmente, também é uma realidade no Brasil. Nesta aula, vamos trabalhar o tema "Desigualdades brasileiras" utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, vamos criar um mapa de empatia que irá nos ajudar a entender melhor as perspectivas das pessoas que vivem em diferentes realidades socioeconômicas. Vamos discutir como as desigualdades afetam a vida das pessoas e como elas podem ser reduzidas. Para isso, vamos explorar exemplos práticos e didáticos que ajudem a ilustrar a realidade brasileira.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Desigualdades brasileiras" e explique o objetivo da aula. É importante contextualizar o tema para os alunos e explicar como a metodologia Design Thinking será aplicada.Etapa 2 - Introdução ao mapa de empatia
Explique sobre o que é um mapa de empatia e como ele pode ser usado para entender as perspectivas das pessoas que vivem em diferentes realidades. Apresente um exemplo de mapa de empatia na lousa e explique cada um dos campos.Etapa 3 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos informando-os de que cada grupo deverá criar um mapa de empatia.Etapa 4 - Criação do mapa de empatia
Cada grupo deverá criar um mapa de empatia para uma pessoa que vive em uma realidade socioeconômica diferente da sua. Forneça materiais como papel, canetas e lápis de cor. Os alunos devem preencher cada um dos campos do mapa de empatia com base em suas pesquisas e observações.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos devem apresentar seus mapas de empatia para a turma e explicar suas escolhas. Incentive a discussão em grupo e faça perguntas para os alunos.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como as desigualdades afetam a vida das pessoas no Brasil, como a falta de acesso à saúde, educação e saneamento básico. É importante que os exemplos sejam didáticos e ilustrem a realidade brasileira.Etapa 7 - Reflexão final
Incentive os alunos a refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado na vida cotidiana. Faça perguntas para os alunos, como: "O que podemos fazer para reduzir as desigualdades no Brasil?".Conclua essa aula questionando como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a empatia e a compreensão das diferentes realidades socioeconômicas.
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de reflexão sobre as desigualdades brasileiras.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre a realidade das desigualdades brasileiras.
- Capacidade dos alunos em refletir sobre o tema e apresentar soluções para reduzir as desigualdades.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre as desigualdades brasileiras.
- Incentivar a reflexão dos alunos sobre o tema e apresentar soluções para reduzir as desigualdades.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Refletir sobre o tema e apresentar soluções para reduzir as desigualdades.
- Apresentar o mapa de empatia para a turma.
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.