Aula sobre Desigualdades Brasileiras

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Desigualdades brasileiras" é uma questão muito presente em nosso país, e pode ser facilmente observado no cotidiano dos estudantes. A metodologia ativa Gamificação será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema, o que tornará o aprendizado mais lúdico e divertido. Os alunos serão desafiados a pensar sobre as desigualdades sociais e econômicas em nosso país, e como elas afetam a vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "Desigualdades brasileiras" e discuta com a turma sobre o que eles já sabem sobre o assunto. Utilizeexemplos, como a diferença entre a renda de uma pessoa que mora na periferia e outra que mora em um bairro nobre da cidade.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Apresente a metodologia Gamificação, explicando como ela funciona e como os alunos deverão criar o jogo. Explique as regras e o objetivo do jogo.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue para cada grupo um tema relacionado às desigualdades brasileiras, como educação, saúde, moradia, etc.

  4. Etapa 4 - Criação das perguntas e afirmações

    Os alunos têm 40 minutos para criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema que foi atribuído ao seu grupo. Eles devem pensar em questões que possam ser respondidas com informações sobre as desigualdades brasileiras, como: "Qual é a porcentagem de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza?" ou "Quais são as principais diferenças entre a educação pública e a privada no Brasil?".

  5. Etapa 5 - Troca de cartas

    Cada grupo deve trocar suas cartas com outro grupo e jogar o jogo criado por eles. O objetivo é responder corretamente às perguntas e afirmações, acumulando pontos para vencer o jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos discutem sobre as questões que foram apresentadas e respondidas, e como elas se relacionam com o tema das desigualdades brasileiras. Acompanhe a discussão e faça perguntas para estimular os alunos a pensar criticamente sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre as desigualdades brasileiras e como elas afetam a vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre as desigualdades brasileiras.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Promover o aprendizado lúdico e divertido através da metodologia Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre as desigualdades brasileiras.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Guiar a discussão em grupo para estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Encerrar a aula de forma clara e objetiva, reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações relevantes sobre o tema.
  • Participar ativamente durante o jogo.
  • Contribuir para a discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre as desigualdades brasileiras.