Aula sobre Desigualdades Brasileiras

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Desigualdades brasileiras" é um assunto de grande relevância para a compreensão da realidade socioeconômica e territorial do Brasil. A desigualdade social é um problema histórico e presente em nosso país, que afeta a vida de milhões de brasileiros. Para trabalhar esse tema em sala de aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que visa estimular a participação dos alunos em discussões críticas e reflexivas sobre o tema. Para contextualizar, podemos trazer exemplos práticos como a diferença de acesso aos serviços públicos, como saúde e educação, entre regiões ricas e pobres do país.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e subdivisão em subtópicos

    Apresente o tema "Desigualdades brasileiras" e explique o objetivo da aula. É importante contextualizar o tema para os alunos e explicar como a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) será aplicada.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 alunos e informe-os que eles deverão definir a partir do tema,subtópicos a serem abordados e posteriormente, discutir criticamente sobre eles.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre os subtópicos

    Após definir o subtópico, cada grupo deverá pesquisar e reunir informações a respeito. Disponibilizerecursos como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Com base nas informações coletadas, cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar a qualidade das informações e apresentação do subtópico.

  5. Etapa 5 - Debate crítico sobre os subtópicos

    Cada grupo apresentará seu subtópico e os demais grupos farão perguntas e comentários críticos sobre a apresentação. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Após as apresentações, realize uma sistematização dos principais pontos abordados durante a aula. Pontue-os utilizando a lousa ou flip-chart e estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em discussões críticas e reflexivas sobre temas relevantes da realidade brasileira.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre as informações apresentadas e o subtópico definido.
  • Qualidade da apresentação e comunicação das informações.
  • Participação ativa e crítica no debate.

Ações do professor

  • Mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.
  • Disponibilizar recursos como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.
  • Conduzir a reflexão final e estimular a síntese das informações apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e reunir informações sobre o subtópico definido.
  • Criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
  • Participar ativamente do debate, fazendo perguntas e comentários críticos sobre as apresentações dos demais grupos.