Aula sobre Desigualdades Brasileiras
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Desigualdades brasileiras" é um assunto de grande relevância para a compreensão da realidade socioeconômica e territorial do Brasil. A desigualdade social é um problema histórico e presente em nosso país, que afeta a vida de milhões de brasileiros. Para trabalhar esse tema em sala de aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que visa estimular a participação dos alunos em discussões críticas e reflexivas sobre o tema. Para contextualizar, podemos trazer exemplos práticos como a diferença de acesso aos serviços públicos, como saúde e educação, entre regiões ricas e pobres do país.
Etapa 1 - Apresentação do tema e subdivisão em subtópicos
Apresente o tema "Desigualdades brasileiras" e explique o objetivo da aula. É importante contextualizar o tema para os alunos e explicar como a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) será aplicada.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 alunos e informe-os que eles deverão definir a partir do tema,subtópicos a serem abordados e posteriormente, discutir criticamente sobre eles.Etapa 3 - Pesquisa sobre os subtópicos
Após definir o subtópico, cada grupo deverá pesquisar e reunir informações a respeito. Disponibilizerecursos como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Com base nas informações coletadas, cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar a qualidade das informações e apresentação do subtópico.Etapa 5 - Debate crítico sobre os subtópicos
Cada grupo apresentará seu subtópico e os demais grupos farão perguntas e comentários críticos sobre a apresentação. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Sistematização
Após as apresentações, realize uma sistematização dos principais pontos abordados durante a aula. Pontue-os utilizando a lousa ou flip-chart e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a participação ativa dos alunos em discussões críticas e reflexivas sobre temas relevantes da realidade brasileira.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência entre as informações apresentadas e o subtópico definido.
- Qualidade da apresentação e comunicação das informações.
- Participação ativa e crítica no debate.
Ações do professor
- Mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.
- Disponibilizar recursos como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.
- Conduzir a reflexão final e estimular a síntese das informações apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar e reunir informações sobre o subtópico definido.
- Criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
- Participar ativamente do debate, fazendo perguntas e comentários críticos sobre as apresentações dos demais grupos.