Aula sobre Desigualdades Brasileiras
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As desigualdades brasileiras são um tema recorrente na sociedade e na mídia. É importante que os estudantes compreendam que essas desigualdades são resultado de uma série de fatores históricos, econômicos e sociais que se acumularam ao longo do tempo. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de trabalhar em diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
Etapa 1 - Introdução
Realize uma breve introdução sobre o tema das desigualdades brasileiras, explicando que o Brasil é um país muito desigual e que essa desigualdade é resultado de uma série de fatores históricos, econômicos e sociais. Utilize imagens e gráficos para ilustrar a desigualdade no país.Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos
Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.Etapa 3 - Estação 1 - Desigualdade Econômica
Na primeira estação, os alunosterão que pesquisar e discutir sobre as desigualdades econômicas no Brasil. Eles podem utilizar dados do IBGE, notícias e reportagens sobre o tema. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar um resumo sobre o que aprenderam.Etapa 4 - Estação 2 - Desigualdade Social
Na segunda estação, os alunos terão que pesquisar e discutir sobre as desigualdades sociais no Brasil. Eles podem utilizar dados do IBGE, notícias e reportagens sobre o tema. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar um resumo sobre o que aprenderam.Etapa 5 - Estação 3 - Desigualdade Territorial
Na terceira estação, os alunos terão que pesquisar e discutir sobre as desigualdades territoriais no Brasil. Eles podem utilizar dados do IBGE, notícias e reportagens sobre o tema. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar um resumo sobre o que aprenderam.Etapa 6 - Síntese
Concluindo a rotação, os alunos deverão se reunir em grupo e fazer uma síntese sobre o que aprenderam nas três estações. Eles deverão identificar as principais causas das desigualdades no Brasil, discutindo possíveis soluções para diminuir essas desigualdades.Etapa 7 - Avaliação
Realize uma avaliação oral com os alunos, questionando-os sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esses conhecimentos em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Promover a reflexão sobre a desigualdade no Brasil e a busca por soluções para diminuí-la.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do resumo apresentado em cada estação.
- Capacidade de síntese e análise crítica na etapa final.
- Compreensão dos fatores históricos, econômicos e sociais que geram as desigualdades no Brasil.
- Identificação de possíveis soluções para diminuir as desigualdades no país.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Fazer intervenções pontuais para corrigir eventuais equívocos ou desvios na discussão.
- Fazer uma avaliação oral dos alunos ao final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pesquisar e discutir em grupo sobre as desigualdades econômicas, sociais e territoriais no Brasil.
- Apresentar um resumo sobre o que aprenderam em cada estação.
- Fa zer uma síntese sobre o tema ao final da aula.
- Participar da avaliação oral proposta pelo professor.