Aula sobre Desigualdades Brasileiras

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As desigualdades brasileiras são um tema recorrente na sociedade e na mídia. É importante que os estudantes compreendam que essas desigualdades são resultado de uma série de fatores históricos, econômicos e sociais que se acumularam ao longo do tempo. A metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de trabalhar em diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Realize uma breve introdução sobre o tema das desigualdades brasileiras, explicando que o Brasil é um país muito desigual e que essa desigualdade é resultado de uma série de fatores históricos, econômicos e sociais. Utilize imagens e gráficos para ilustrar a desigualdade no país.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Desigualdade Econômica

    Na primeira estação, os alunosterão que pesquisar e discutir sobre as desigualdades econômicas no Brasil. Eles podem utilizar dados do IBGE, notícias e reportagens sobre o tema. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar um resumo sobre o que aprenderam.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Desigualdade Social

    Na segunda estação, os alunos terão que pesquisar e discutir sobre as desigualdades sociais no Brasil. Eles podem utilizar dados do IBGE, notícias e reportagens sobre o tema. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar um resumo sobre o que aprenderam.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Desigualdade Territorial

    Na terceira estação, os alunos terão que pesquisar e discutir sobre as desigualdades territoriais no Brasil. Eles podem utilizar dados do IBGE, notícias e reportagens sobre o tema. Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar um resumo sobre o que aprenderam.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Concluindo a rotação, os alunos deverão se reunir em grupo e fazer uma síntese sobre o que aprenderam nas três estações. Eles deverão identificar as principais causas das desigualdades no Brasil, discutindo possíveis soluções para diminuir essas desigualdades.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Realize uma avaliação oral com os alunos, questionando-os sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a desigualdade no Brasil e a busca por soluções para diminuí-la.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do resumo apresentado em cada estação.
  • Capacidade de síntese e análise crítica na etapa final.
  • Compreensão dos fatores históricos, econômicos e sociais que geram as desigualdades no Brasil.
  • Identificação de possíveis soluções para diminuir as desigualdades no país.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Fazer intervenções pontuais para corrigir eventuais equívocos ou desvios na discussão.
  • Fazer uma avaliação oral dos alunos ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e discutir em grupo sobre as desigualdades econômicas, sociais e territoriais no Brasil.
  • Apresentar um resumo sobre o que aprenderam em cada estação.
  • Fa zer uma síntese sobre o tema ao final da aula.
  • Participar da avaliação oral proposta pelo professor.