Aula sobre Desigualdades Brasileiras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Desigualdades brasileiras" é muito presente em nosso cotidiano e pode ser observado em diversas situações, como nas diferenças entre as regiões do país, nos indicadores de qualidade de vida, na distribuição de renda, entre outros. Nessa aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Assim, os alunos poderão analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Desigualdades brasileiras" e questione os alunos sobre o que eles já sabem sobre o assunto.Para contextualizar, como a diferença entre a renda de uma pessoa que mora na periferia e outra que mora em um bairro nobre da cidade.

    Após introduzir o tema, apresente a metodologia que será utilizada nesta aula e oriente-os que deverão realizar uma pesquisa em casa sobre o tema, preparando um resumo para a próxima aula.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Na próxima aula, os alunos devem apresentar seus resumos em grupos e discutir sobre as informações apresentadas. Oriente os alunos a identificar os principais aspectos das desigualdades brasileiras.

  3. Etapa 3 - Identificando as desigualdades no Brasil

    Distribua um mapa do Brasil e peça para que os alunos marquem as diferenças entre as regiões do país, como a distribuição de renda, o índice de desenvolvimento humano, entre outros.

  4. Etapa 4 - Proposta de intervenção

    Em grupos, os alunos devem discutir sobre as diferenças entre as regiões e apresentar propostas para diminuir as desigualdades. Oriente os alunos a pensar em soluções viáveis e realistas.

  5. Etapa 5 - Criando o Template

    Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Template

    Os grupos devem apresentar seus templates e discutir sobre as propostas apresentadas. Oriente os alunos a identificar as principais ideias e a avaliar as propostas apresentadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e orientando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar propostas viáveis e realistas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das propostas apresentadas pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os grupos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e apresentar propostas viáveis e realistas.