Aula sobre Desigualdades Brasileiras
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Desigualdades brasileiras" é muito presente em nosso cotidiano e pode ser observado em diversas situações, como nas diferenças entre as regiões do país, nos indicadores de qualidade de vida, na distribuição de renda, entre outros. Nessa aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Assim, os alunos poderão analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Desigualdades brasileiras" e questione os alunos sobre o que eles já sabem sobre o assunto.Para contextualizar, como a diferença entre a renda de uma pessoa que mora na periferia e outra que mora em um bairro nobre da cidade.Após introduzir o tema, apresente a metodologia que será utilizada nesta aula e oriente-os que deverão realizar uma pesquisa em casa sobre o tema, preparando um resumo para a próxima aula.
Etapa 2 - Discussão em grupo
Na próxima aula, os alunos devem apresentar seus resumos em grupos e discutir sobre as informações apresentadas. Oriente os alunos a identificar os principais aspectos das desigualdades brasileiras.Etapa 3 - Identificando as desigualdades no Brasil
Distribua um mapa do Brasil e peça para que os alunos marquem as diferenças entre as regiões do país, como a distribuição de renda, o índice de desenvolvimento humano, entre outros.Etapa 4 - Proposta de intervenção
Em grupos, os alunos devem discutir sobre as diferenças entre as regiões e apresentar propostas para diminuir as desigualdades. Oriente os alunos a pensar em soluções viáveis e realistas.Etapa 5 - Criando o Template
Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Apresentação do Template
Os grupos devem apresentar seus templates e discutir sobre as propostas apresentadas. Oriente os alunos a identificar as principais ideias e a avaliar as propostas apresentadas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e orientando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar propostas viáveis e realistas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das propostas apresentadas pelos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os grupos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e apresentar propostas viáveis e realistas.