Aula sobre Deslizamentos De Terras

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os deslizamentos de terra são um fenômeno natural que pode ser desencadeado por diversos fatores, como a chuva intensa, a ocupação irregular do solo, a falta de vegetação e o desmatamento. Infelizmente, esses eventos têm se tornado cada vez mais comuns em diversas regiões do Brasil, causando prejuízos materiais e humanos. Nesta aula, vamos discutir sobre as causas e consequências dos deslizamentos de terra, bem como a relação desses eventos com a produção, circulação e consumo de mercadorias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula realizando uma breve explanação sobre o tema e contextualize apresentandoimagens e exemplos de deslizamentos de terra que ocorreram recentemente no Brasil.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explique sobre a metodologia Aprendizagem Entre Pares que será desenvolvida nesta aula.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre as causas e consequências dos deslizamentos de terra, bem como a relação desses eventos com a produção, circulação e consumo de mercadorias. Forneça materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens, para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação

    A partir da pesquisa, cada grupo deverá elaborar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Os alunos deverão apresentar suas pesquisas e seus templates de avaliação para a turma. Após cada apresentação, os demais grupos deverão avaliar o grupo apresentador utilizando o template elaborado por eles.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os grupos deverão discutir em conjunto sobre as causas e consequências dos deslizamentos de terra, bem como a relação desses eventos com a produção, circulação e consumo de mercadorias. Medie a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça umasíntese das discussões realizadas em grupo e reforce a importância da conscientização sobre os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.

    Finalize a aula estimulando os alunos a relatar sobre o que aprenderam, a partir da metodologia utilizada.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir sobre a relação entre os deslizamentos de terra e a produção, circulação e consumo de mercadorias.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a construção de argumentos coletivos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e serem avaliados pelos colegas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Reforçar a importância da conscientização sobre os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Fornecer materiais de apoio para pesquisa.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma síntese das discussões realizadas em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as causas e consequências dos deslizamentos de terra.
  • Elaborar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar as pesquisas e os templates de avaliação.
  • Avaliar e ser avaliado pelos colegas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.