Aula sobre Deslizamentos De Terras
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os deslizamentos de terra são um fenômeno natural que pode ser desencadeado por diversos fatores, como a chuva intensa, a ocupação irregular do solo, a falta de vegetação e o desmatamento. Infelizmente, esses eventos têm se tornado cada vez mais comuns em diversas regiões do Brasil, causando prejuízos materiais e humanos. Nesta aula, vamos discutir sobre as causas e consequências dos deslizamentos de terra, bem como a relação desses eventos com a produção, circulação e consumo de mercadorias.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula realizando uma breve explanação sobre o tema e contextualize apresentandoimagens e exemplos de deslizamentos de terra que ocorreram recentemente no Brasil.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explique sobre a metodologia Aprendizagem Entre Pares que será desenvolvida nesta aula.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deverá pesquisar sobre as causas e consequências dos deslizamentos de terra, bem como a relação desses eventos com a produção, circulação e consumo de mercadorias. Forneça materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens, para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação
A partir da pesquisa, cada grupo deverá elaborar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Os alunos deverão apresentar suas pesquisas e seus templates de avaliação para a turma. Após cada apresentação, os demais grupos deverão avaliar o grupo apresentador utilizando o template elaborado por eles.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os grupos deverão discutir em conjunto sobre as causas e consequências dos deslizamentos de terra, bem como a relação desses eventos com a produção, circulação e consumo de mercadorias. Medie a discussão e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça umasíntese das discussões realizadas em grupo e reforce a importância da conscientização sobre os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.Finalize a aula estimulando os alunos a relatar sobre o que aprenderam, a partir da metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir sobre a relação entre os deslizamentos de terra e a produção, circulação e consumo de mercadorias.
- Estimular a pesquisa em grupo e a construção de argumentos coletivos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e serem avaliados pelos colegas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Reforçar a importância da conscientização sobre os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Fornecer materiais de apoio para pesquisa.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer uma síntese das discussões realizadas em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as causas e consequências dos deslizamentos de terra.
- Elaborar um template de avaliação por pares.
- Apresentar as pesquisas e os templates de avaliação.
- Avaliar e ser avaliado pelos colegas.
- Participar ativamente da discussão em grupo.