Aula sobre Deslizamentos De Terras
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Deslizamentos de terra são um fenômeno natural que ocorre em todo o mundo, mas que pode ser agravado pela ação humana. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as causas dos deslizamentos de terra, como eles afetam as pessoas e o meio ambiente, e como podemos preveni-los. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Deslizamentos de terra" e explicando sua importância. Apresente exemplos de deslizamentos de terra que ocorreram em diferentes partes do mundo, para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos para que discutam sobre as causas dos deslizamentos de terra. Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Apresentação de vídeos
Apresente vídeos sobre deslizamentos de terra, para que os alunos possam compreender melhor o assunto. Os vídeos apresentarão exemplos de deslizamentos de terra que ocorreram em diferentes partes do mundo.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Eles deverão preencher o template com informações sobre o tema e seus subtópicos, utilizando os exemplos apresentados anteriormente.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando o que foi preenchido em cada campo.Etapa 6 - Mão na Massa
A partir da apropriação do tema, proponha a construção de uma maquete que contemple os deslizamentos de terra a partir de fatores naturais e antrópicos. Oriente-os a utilizar materiais de descarte e recicláveis com objetivo de diminuir o impacto no meio ambiente, pensando num mundo sustentável para as próximas gerações.Será o momento dos alunos despertarem sua criatividade e autonomia.
Etapa 7 - Discussão em grupo
Cada grupo deverá apresentar sua produção para os demais grupos. Estimule os alunos a fazerem perguntas a respeito de cada produção.Etapa 8 - Conclusão
Conclua essa aula reforçando a importância da prevenção dos deslizamentos de terra e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e analisar exemplos práticos sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Compreensão dos alunos sobre as causas e formas de prevenção dos deslizamentos de terra.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre o tema e seus subtópicos.
- Apresentar o template criado para a turma.