Aula sobre Deslizamentos De Terras
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Deslizamentos de terras" é de extrema importância para os estudantes, pois é um problema que afeta diversas regiões do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam as causas e consequências dos deslizamentos, bem como as medidas preventivas que podem ser adotadas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e respostas sobre o tema, o que tornará a aula mais dinâmica e envolvente.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Deslizamentos de terras" e suas principais causas e consequências. Utilize exemplos de deslizamentos que ocorreram em diferentes regiões do Brasil e do mundo.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e forneça instruções sobre a criação de um jogo.Etapa 3 - Criação das perguntas e respostas
Os grupos deverão criar seu jogo contendo perguntas e respostas sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os alunos na elaboração das questões.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os demais alunos poderão fazer perguntas para testar o conhecimento dos colegas.Etapa 5 - Discussão sobre o tema
Após a apresentação dos jogos, promova uma discussão sobre o tema, abordando as principais questões levantadas pelos alunos.Etapa 6 - Reflexão individual
Proponha aos alunos uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas e conclua essa aula questionando como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância de conhecer as causas e consequências dos deslizamentos de terras e as medidas preventivas que podem ser adotadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir os impactos ambientais da produção, circulação e consumo de mercadorias.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância de prevenir os deslizamentos de terras.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e respostas elaboradas.
- Habilidade em responder as perguntas dos colegas.
- Contribuição na discussão sobre o tema.
- Reflexão individual sobre o aprendizado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus principais conceitos.
- Orientar os alunos na criação das perguntas e respostas.
- Conduzir a discussão sobre o tema.
- Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Elaborar perguntas e respostas de qualidade.
- Responder às perguntas dos colegas.
- Contribuir na discussão sobre o tema.
- Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.