Aula sobre Deslizamentos De Terras

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Deslizamentos de terras" é de extrema importância para os estudantes, pois é um problema que afeta diversas regiões do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam as causas e consequências dos deslizamentos, bem como as medidas preventivas que podem ser adotadas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e respostas sobre o tema, o que tornará a aula mais dinâmica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Deslizamentos de terras" e suas principais causas e consequências. Utilize exemplos de deslizamentos que ocorreram em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e forneça instruções sobre a criação de um jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e respostas

    Os grupos deverão criar seu jogo contendo perguntas e respostas sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os alunos na elaboração das questões.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os demais alunos poderão fazer perguntas para testar o conhecimento dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre o tema

    Após a apresentação dos jogos, promova uma discussão sobre o tema, abordando as principais questões levantadas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Proponha aos alunos uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas e conclua essa aula questionando como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância de conhecer as causas e consequências dos deslizamentos de terras e as medidas preventivas que podem ser adotadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir os impactos ambientais da produção, circulação e consumo de mercadorias.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância de prevenir os deslizamentos de terras.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e respostas elaboradas.
  • Habilidade em responder as perguntas dos colegas.
  • Contribuição na discussão sobre o tema.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus principais conceitos.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e respostas.
  • Conduzir a discussão sobre o tema.
  • Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e respostas de qualidade.
  • Responder às perguntas dos colegas.
  • Contribuir na discussão sobre o tema.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.