Aula sobre Deslizamentos De Terras

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Deslizamentos de terra são um fenômeno natural que ocorre quando o solo perde estabilidade e se move em grandes quantidades. Esse evento pode ser causado por diversos fatores, como chuvas intensas, terremotos, desmatamento, entre outros. Infelizmente, os deslizamentos de terra têm se tornado cada vez mais frequentes e graves em muitas partes do mundo, causando prejuízos materiais e humanos. Nesta aula, vamos aprender mais sobre os deslizamentos de terra e suas causas, consequências e formas de prevenção. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, que permitirá aos alunos aprenderem de forma mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o tema, explicando o que são deslizamentos de terra e suas causas.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Causas dos deslizamentos

    Nesta estação, os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre as principais causas dos deslizamentos de terra, como chuvas intensas, desmatamento, construções em áreas inadequadas, entre outros. Em seguida, deverão fazer uma lista das principais causas e discutir em grupo as possíveis formas de prevenção.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Consequências dos deslizamentos

    Nesta estação, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre as consequências dos deslizamentos de terra, como prejuízos materiais, perda de vidas humanas e impactos ambientais. Em seguida, deverão discutir em grupo as possíveis formas de minimizar esses impactos e apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Prevenção de deslizamentos

    Nesta estação, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre as formas de prevenção de deslizamentos de terra, como a construção de muros de contenção, a reflorestação de áreas degradadas, a criação de áreas de escape, entre outras. Em seguida, deverão discutir em grupo as possíveis formas de implementar essas medidas preventivas em suas comunidades.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Concluindo a rotação, os alunos deverão se reunir em grupo e fazer uma síntese sobre o que aprenderam nas três estações. Destaque a importância de se prevenir os deslizamentos de terra e de se cuidar do meio ambiente.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Finalize essa aula promovendo uma autoavaliação com a turma. Estimule-os a relatar a experiência a partir da metodologia utilizada, bem como o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as consequências dos deslizamentos de terra.
  • Incentivar os alunos a refletirem sobre as formas de prevenção de deslizamentos de terra em suas comunidades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Capacidade dos alunos em identificar as principais causas e consequências dos deslizamentos de terra.
  • Habilidade dos alunos em propor medidas preventivas para evitar os deslizamentos de terra.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos com atenção.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Propor soluções para evitar os deslizamentos de terra em suas comunidades.