Aula sobre Deslizamentos De Terras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os deslizamentos de terra são um fenômeno natural que ocorre em muitas regiões do Brasil e do mundo, mas que pode ser agravado pela ação humana. É importante que os alunos compreendam como esses deslizamentos acontecem, quais são as suas causas e consequências e como podemos preveni-los. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender a importância do assunto no seu cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a aula, explicando os conceitos básicos sobre deslizamentos de terra e sua relação com o meio ambiente e a sociedade. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explique como será desenvolvida a metodologia Sala de Aula Invertida.

  3. Etapa 3 - Atividade prévia

    Para realizar em casa, oriente os alunos a pesquisar sobre deslizamentos de terra e criar uma lista com as principais causas e consequências desse fenômeno.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos, organizados em grupos deverão criar um mapa conceitual sobre deslizamentos de terra, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando as suas ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova um momento de discussão em grupo sobre as principais causas e consequências dos deslizamentos de terra, levando em consideração o que foi apresentado nos mapas conceituais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esses conhecimentos em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir sobre os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e organizar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos básicos sobre deslizamentos de terra e sua relação com o meio ambiente e a sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre deslizamentos de terra e criar uma lista com as principais causas e consequências desse fenômeno.
  • Criar um mapa conceitual sobre deslizamentos de terra, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em grupo.
  • Colaborar com os colegas durante a realização das atividades em grupo.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre deslizamentos de terra em seu cotidiano.