Aula sobre Desmatamento E As Pandemias
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O desmatamento é um tema de extrema importância para a sociedade atualmente, pois afeta diretamente o meio ambiente e, consequentemente, a saúde humana. Nessa aula, o objetivo é discutir como o desmatamento pode contribuir para o surgimento de pandemias, além de entender como essas catástrofes naturais afetam as populações de animais e plantas. É importante ressaltar que a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas, além de trabalhar em equipe.
Exemplos práticos:
- Pandemias como a COVID-19, que teve origem em um mercado de animais silvestres na China, podem estar relacionadas à destruição de habitats naturais.
- O desmatamento na Amazônia, por exemplo, pode afetar diretamente a população de animais e plantas da região, levando à extinção de espécies e alterações no ecossistema.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e dê exemplos práticos. Discuta com os alunos o que eles já sabem sobre o desmatamento e suas consequências. Apresente os objetivos da aula e da metodologia Design Sprint.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deve criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar. Cada grupo deve escolher um subtópico relacionado ao desmatamento e às pandemias, como por exemplo: impacto no clima, perda de biodiversidade, aumento de doenças infecciosas, entre outros.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve escolher um subtópico para desenvolver durante a aula. Os grupos devem apresentar suas escolhas para a turma e justificar a escolha do subtópico. Discussão em grupo sobre os subtópicos escolhidos.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deve pesquisar sobre o subtópico escolhido e criar um protótipo de apresentação sobre o tema. Os alunos devem utilizar recursos disponíveis, como imagens e vídeos, para ilustrar e explicar o subtópico escolhido.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar o protótipo criado para a turma. Discuta com o grupo sobre os subtópicos apresentados e como eles estão relacionados ao tema da aula.Etapa 6 - Síntese
Discuta com o grupo sobre o que foi aprendido durante a aula. Faça uma reflexão sobre como o desmatamento pode afetar a saúde humana e a importância da preservação ambiental.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Fomentar o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da preservação ambiental.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do protótipo criado por cada grupo.
- Reflexão dos alunos sobre o tema da aula.
Ações do professor
- Explicar claramente os objetivos da aula e a metodologia Design Sprint.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os subtópicos escolhidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Pesquisar sobre o subtópico escolhido e criar um protótipo de apresentação.