Aula sobre Desmatamento E As Pandemias

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O desmatamento é um problema muito sério na atualidade, pois além de comprometer a biodiversidade e a qualidade do ar, também pode estar relacionado ao surgimento de pandemias. A destruição de florestas e a invasão de áreas naturais por seres humanos podem aumentar a transmissão de doenças de animais para humanos, como é o caso da COVID-19. Nesta aula, os estudantes irão trabalhar com a metodologia ativa de Estudo de Caso, e deverão analisar o problema do desmatamento e suas consequências, buscando soluções e formas de disseminar a informação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do desmatamento e suas consequências para a biodiversidade e a saúde humana. Além disso, contextualize a metodologia ativa de Estudo de Caso e explica como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os estudantes deverão ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado ao desmatamento, como por exemplo, a destruição de florestas para a criação de pastos ou a invasão de áreas naturais por moradias.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar qual é o problema relacionado ao tema escolhido e apresentar as razões pelas quais ele é um problema. Os estudantes podem utilizar pesquisas ou entrevistas com pessoas reais para embasar suas argumentações.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os estudantes deverão realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado. Eles podem utilizar fontes como sites de notícias, documentos oficiais ou entrevistas com especialistas.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Cada grupo deverá analisar o contexto do problema identificado, buscando entender quais são as causas e as consequências do desmatamento. Os estudantes também deverão avaliar se é possível evitar o problema e como isso poderia ser feito.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em suas pesquisas com dados oficiais, buscando identificar se há diferenças ou semelhanças entre as informações. Eles deverão apresentar essas comparações para a turma.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deverá apresentar soluções para o problema identificado, buscando formas de disseminar a informação e conscientizar a população sobre os impactos do desmatamento. Os estudantes podem utilizar a criação de infográficos como uma forma de disseminação da informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre problemas socioambientais;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e coleta de dados;
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental e a relação entre o desmatamento e as pandemias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes durante todas as etapas;
  • Qualidade e coerência das informações apresentadas pelos grupos;
  • Criatividade na apresentação das soluções propostas;
  • Coerência e clareza na apresentação dos infográficos;
  • Capacidade de reflexão e análise crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a metodologia de Estudo de Caso;
  • Orientar e acompanhar os estudantes durante todas as etapas do plano de aula;
  • Estimular a participação ativa dos estudantes e promover a colaboração entre eles;
  • Fornecer feedbacks construtivos para os grupos;
  • Avaliar os resultados da atividade e promover uma discussão em sala de aula sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Realizar pesquisas e coletar dados relevantes para o tema;
  • Apresentar informações coerentes e criativas para a turma;
  • Criar infográficos que possam ser utilizados para disseminar a informação;
  • Refletir sobre a importância da preservação ambiental e a relação entre o desmatamento e as pandemias.