Aula sobre Desmatamento E As Pandemias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O desmatamento é um problema ambiental grave que afeta não só a biodiversidade, mas também a saúde humana. A degradação dos ecossistemas naturais pode levar a um aumento da transmissão de doenças, como a COVID-19, que tem sido associada à destruição das florestas e à invasão de habitats de animais selvagens. Nesta aula, vamos discutir sobre a relação entre o desmatamento e as pandemias, e como as ações humanas podem afetar negativamente a natureza e a saúde pública. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que estimula o diálogo entre os alunos e o desenvolvimento de competências críticas e argumentativas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e seus objetivos. Pode utilizar imagens ou vídeos para ilustrar o assunto e sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em em quatro grupos: júri, defesa, acusação e júri popular.Os alunos deverão pesquisar sobre um tema relacionado ao desmatamento e pandemias.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve discutir sobre o tema proposto e elaborar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar na elaboração das rúbricas.

  4. Etapa 4 - Debate em plenária

    Cada grupo apresentará suas rúbricas e debaterá com os demais grupos sobre as diferentes perspectivas e argumentos. Medie o debate e estimular a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância da preservação dos ecossistemas naturais para a saúde pública e o bem-estar humano.

  6. Etapa 6 - Atividade complementar (opcional)

    Sugira uma atividade complementar, como a produção de um texto ou a elaboração de um projeto de conscientização sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica sobre os impactos do desmatamento na saúde pública;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Fomentar o diálogo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e respeitosa no debate em plenária;
  • Elaboração de uma rúbrica clara e coerente;
  • Capacidade de argumentação e fundamentação das ideias.

Ações do professor

  • Mediar o debate e estimular a participação dos alunos;
  • Auxiliar na elaboração das rúbricas;
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo e em plenária;
  • Elaborar uma rúbrica clara e coerente;
  • Argumentar e fundamentar suas ideias de forma consistente.