Aula sobre Desmatamento E As Pandemias
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O desmatamento é um problema ambiental grave que afeta não só a biodiversidade, mas também a saúde humana. A degradação dos ecossistemas naturais pode levar a um aumento da transmissão de doenças, como a COVID-19, que tem sido associada à destruição das florestas e à invasão de habitats de animais selvagens. Nesta aula, vamos discutir sobre a relação entre o desmatamento e as pandemias, e como as ações humanas podem afetar negativamente a natureza e a saúde pública. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que estimula o diálogo entre os alunos e o desenvolvimento de competências críticas e argumentativas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e seus objetivos. Pode utilizar imagens ou vídeos para ilustrar o assunto e sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em em quatro grupos: júri, defesa, acusação e júri popular.Os alunos deverão pesquisar sobre um tema relacionado ao desmatamento e pandemias.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo deve discutir sobre o tema proposto e elaborar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar na elaboração das rúbricas.Etapa 4 - Debate em plenária
Cada grupo apresentará suas rúbricas e debaterá com os demais grupos sobre as diferentes perspectivas e argumentos. Medie o debate e estimular a participação dos alunos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância da preservação dos ecossistemas naturais para a saúde pública e o bem-estar humano.Etapa 6 - Atividade complementar (opcional)
Sugira uma atividade complementar, como a produção de um texto ou a elaboração de um projeto de conscientização sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliação crítica sobre os impactos do desmatamento na saúde pública;
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
- Fomentar o diálogo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e respeitosa no debate em plenária;
- Elaboração de uma rúbrica clara e coerente;
- Capacidade de argumentação e fundamentação das ideias.
Ações do professor
- Mediar o debate e estimular a participação dos alunos;
- Auxiliar na elaboração das rúbricas;
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo e em plenária;
- Elaborar uma rúbrica clara e coerente;
- Argumentar e fundamentar suas ideias de forma consistente.