Aula sobre Desmatamento E As Pandemias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O desmatamento é uma prática que ocorre em todo o mundo e tem consequências graves para o meio ambiente e para a saúde humana. O aumento do desmatamento tem sido associado a um aumento no número de pandemias, pois a destruição de habitats naturais pode levar ao contato mais frequente entre animais selvagens e humanos, permitindo que vírus e outras doenças sejam transmitidos com mais facilidade. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre as causas e consequências do desmatamento, bem como sobre as medidas que podem ser tomadas para reduzir seu impacto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique sua relevância para a saúde humana e o meio ambiente. Os alunos poderão compartilhar experiências pessoais ou conhecimentos prévios que tenham sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Causas do desmatamento

    Os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar e discutir as principais causas do desmatamento, incluindo a agricultura, a mineração, o corte de madeira e a expansão urbana. Eles deverão criar um esquema ou mapa mental que ilustre as principais causas e suas interações.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Consequências do desmatamento

    Os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar e discutir as principais consequências do desmatamento, incluindo a perda de habitat, a extinção de espécies, a erosão do solo, a mudança climática e o aumento do risco de pandemias. Eles deverão criar um esquema ou mapa mental que ilustre as principais consequências e suas interações.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Soluções para o desmatamento

    Os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar e discutir as principais soluções para o desmatamento, incluindo a conservação da biodiversidade, a restauração de ecossistemas, o uso de tecnologias sustentáveis e a implementação de políticas públicas. Eles deverão criar um esquema ou mapa mental que ilustre as principais soluções e suas interações.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos irão compartilhar suas conclusões e debater as diferentes abordagens para lidar com o desmatamento. Medie a discussão e incentive os alunos a apresentarem argumentos e evidências para apoiarem suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma os principais pontos discutidos na aula e enfatize a importância da conservação dos ecossistemas para a saúde humana e o meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos do desmatamento na saúde humana e no meio ambiente.
  • Estimular a pesquisa, o debate e a colaboração em grupo.
  • Incentivar a criatividade e a capacidade de síntese.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do esquema ou mapa mental criado em cada estação.
  • Argumentação clara e fundamentada durante o debate.
  • Capacidade de síntese e de relacionar as diferentes causas, consequências e soluções do desmatamento.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia Rotação por estações e as atividades de cada estação.
  • Mediar a discussão durante o debate, incentivando a participação de todos os alunos.
  • Fornecer feedback construtivo sobre os esquemas ou mapas mentais criados pelos alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e discutir as principais causas, consequências e soluções do desmatamento.
  • Criar um esquema ou mapa mental que ilustre as principais informações de cada estação.
  • Apresentar argumentos e evidências durante o debate.
  • Sintetizar as principais conclusões da aula.