Aula sobre Desmatamento E As Pandemias
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O desmatamento é um problema muito grave em todo o mundo, especialmente no Brasil, que possui uma das maiores áreas de floresta tropical do mundo. Este tema é importante porque a destruição das florestas tem consequências graves para o meio ambiente, incluindo o aumento das emissões de gases do efeito estufa, o desaparecimento de espécies animais e vegetais, a perda de biodiversidade e a redução da qualidade de vida das pessoas. Além disso, o desmatamento é um fator que pode contribuir para o surgimento de pandemias, como a COVID-19. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o desmatamento e suas consequências, bem como sobre a relação entre o desmatamento e as pandemias. Eles também terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será uma ferramenta de avaliação.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula fazendo uma breve introdução sobre o desmatamento e suas consequências. Apresente imagens e vídeos para ilustrar o tema e despertar a curiosidade dos alunos.Etapa 2 - Leitura e discussão
Os alunos devem ler um texto sobre o desmatamento e suas consequências e discutir em grupo sobre o que entenderam. Divida a turma em grupos para facilitar a discussão.Etapa 3 - Apresentação de exemplos
Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como o impacto do desmatamento na biodiversidade, no clima e na qualidade de vida das pessoas.Etapa 4 - Sala de Aula Invertida
Os alunos devem pesquisar sobre a relação entre o desmatamento e as pandemias e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles devem preencher o modelo com informações sobre o tema e compartilhar com a turma.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre as informações apresentadas pelos colegas e fazer perguntas para esclarecer dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e enfatize a importância da preservação das florestas e da biodiversidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade e criatividade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e organização das informações apresentadas.
Ações do professor
- Fazer uma introdução envolvente e instigante sobre o tema.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto sobre o desmatamento e suas consequências.
- Pesquisar sobre a relação entre o desmatamento e as pandemias e criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente da discussão em grupo.