Aula sobre Desmatamento E As Pandemias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O desmatamento é um problema muito grave em todo o mundo, especialmente no Brasil, que possui uma das maiores áreas de floresta tropical do mundo. Este tema é importante porque a destruição das florestas tem consequências graves para o meio ambiente, incluindo o aumento das emissões de gases do efeito estufa, o desaparecimento de espécies animais e vegetais, a perda de biodiversidade e a redução da qualidade de vida das pessoas. Além disso, o desmatamento é um fator que pode contribuir para o surgimento de pandemias, como a COVID-19. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o desmatamento e suas consequências, bem como sobre a relação entre o desmatamento e as pandemias. Eles também terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será uma ferramenta de avaliação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula fazendo uma breve introdução sobre o desmatamento e suas consequências. Apresente imagens e vídeos para ilustrar o tema e despertar a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Leitura e discussão

    Os alunos devem ler um texto sobre o desmatamento e suas consequências e discutir em grupo sobre o que entenderam. Divida a turma em grupos para facilitar a discussão.

  3. Etapa 3 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como o impacto do desmatamento na biodiversidade, no clima e na qualidade de vida das pessoas.

  4. Etapa 4 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem pesquisar sobre a relação entre o desmatamento e as pandemias e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles devem preencher o modelo com informações sobre o tema e compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as informações apresentadas pelos colegas e fazer perguntas para esclarecer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e enfatize a importância da preservação das florestas e da biodiversidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade e criatividade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e organização das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Fazer uma introdução envolvente e instigante sobre o tema.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto sobre o desmatamento e suas consequências.
  • Pesquisar sobre a relação entre o desmatamento e as pandemias e criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.