Aula sobre Desmatamento Na Amazonia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O desmatamento na Amazônia é um tema que está presente em nosso cotidiano, sendo amplamente discutido na mídia e nas redes sociais. É importante que os alunos compreendam as consequências dessa prática para o meio ambiente, para a fauna e flora da região e para a população que vive no entorno da floresta. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de criação de soluções para problemas complexos em um curto período de tempo. Os alunos serão incentivados a pensar em soluções para reduzir o desmatamento na Amazônia, utilizando as cinco etapas do design sprint: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando os dados sobre o desmatamento na Amazônia, as causas e as consequências, como a perda da diversidade tanto na fauna quanto na flora, além do número de espécies ameaçadas de extinção. Em seguida, divida os alunos em grupos e peça para eles pesquisarem sobre o tema, buscando informações em sites confiáveis e em artigos científicos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Após a pesquisa, os alunos deverão criar um mapa mental com as principais informações sobre o tema. Forneça um modelo de mapa mental para auxiliar na organização das informações.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão discutir e escolher uma solução para reduzir o desmatamento na Amazônia. Oriente os alunos a escolherem uma solução que seja viável e que possa ser aplicada na prática.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a solução escolhida, os grupos deverão criar um protótipo da solução, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Orienteos alunos a criarem um protótipo simples, mas que seja eficiente na solução do problema.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar o protótipo criado e testá-lo em sala de aula. Os alunos deverão avaliar a eficiência da solução proposta e discutir possíveis melhorias.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Ao final da aula, os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o processo de criação da solução e sobre a importância de se discutir o desmatamento na Amazônia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas de forma colaborativa.
  • Sensibilizar os alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente e a biodiversidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do design sprint.
  • Criatividade e eficiência da solução proposta.
  • Organização e clareza do mapa mental criado pelos alunos.
  • Avaliação da eficiência do protótipo criado pelos alunos.
  • Reflexão sobre o processo de criação da solução e sobre a importância de se discutir o desmatamento na Amazônia.

Ações do professor

  • Apresentar os dados sobre o desmatamento na Amazônia e discutir as causas e consequências do problema.
  • Orientar os alunos em todas as etapas do design sprint.
  • Fornecer materiais e recursos necessários para a criação do protótipo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do design sprint.
  • Fazer uma reflexão sobre o processo de criação da solução e sobre a importância de se discutir o desmatamento na Amazônia.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o desmatamento na Amazônia.
  • Criar um mapa mental com as principais informações sobre o tema.
  • Discutir e escolher uma solução para reduzir o desmatamento na Amazônia.
  • Criar um protótipo da solução proposta.
  • Avaliar a eficiência do protótipo criado e fazer uma reflexão sobre o processo de criação da solução.