Aula sobre Desmatamento Na Amazonia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O desmatamento na Amazônia é um problema grave que afeta não só a região, mas todo o país e o mundo. A floresta amazônica é uma das maiores riquezas naturais do planeta, abrigando uma grande variedade de espécies animais e vegetais, além de desempenhar um papel fundamental na regulação do clima global. Infelizmente, a ação humana tem causado um grande impacto na Amazônia, com a degradação e destruição de áreas florestais. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa de Estudo de Caso para que os alunos possam entender a importância da preservação da floresta e buscar soluções para o problema.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos e escolha do tema

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo escolha um tema relacionado ao desmatamento na Amazônia, como a exploração madeireira, a expansão da agropecuária ou a mineração. Cada grupo deve se responsabilizar por apresentar informações e soluções sobre o tema escolhido.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deve realizar pesquisas para identificar o problema relacionado ao tema escolhido. Eles podem usar fontes como reportagens, artigos e documentários para coletar informações e apresentar o problema de forma clara e objetiva.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar entrevistas com pessoas reais, como agricultores, ambientalistas e moradores da região, para obter mais informações sobre o problema e suas causas. Eles também podem buscar dados em órgãos governamentais e ONGs que trabalham com a preservação da Amazônia.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, os grupos devem fazer uma análise do contexto e identificar as causas do problema. Eles devem discutir se é possível evitar o desmatamento e quais são as possíveis soluções para o problema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles podem buscar informações em sites governamentais e em relatórios de organizações internacionais.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve apresentar soluções para o problema identificado. Eles podem propor ações como o uso de tecnologias sustentáveis na agropecuária, a criação de áreas de preservação ambiental ou a conscientização da população sobre a importância da preservação da floresta.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Os alunos devem criar infográficos que resumam as informações coletadas e as soluções propostas. Eles podem usar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas e distribuir o material na comunidade para disseminar informações sobre o desmatamento na Amazônia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar os principais ecossistemas brasileiros.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações sobre um tema relevante.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e comparar dados.
  • Fomentar o pensamento crítico e a busca por soluções para problemas ambientais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema e das causas.
  • Coleta e análise adequada de dados.
  • Apresentação de soluções viáveis e criativas.
  • Qualidade e clareza dos infográficos criados.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na escolha do tema.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientar os alunos na busca de informações.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Orientar os alunos na criação dos infográficos.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado ao desmatamento na Amazônia.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações.
  • Analisar e comparar os dados obtidos.
  • Propor soluções para o problema identificado.
  • Criar infográficos que resumam as informações coletadas e as soluções propostas.