Aula sobre Desmatamento Na Amazonia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O desmatamento na Amazônia é um tema importante e atual que tem impactos significativos em todo o mundo. É importante que os alunos entendam a importância da preservação da floresta e sua biodiversidade. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá que os alunos debatam de forma crítica e construtiva sobre o assunto. Além disso, usaremos exemplos práticos e didáticos, como vídeos e imagens, para ilustrar a importância da preservação da Amazônia.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é desmatamento e sua relação com a Amazônia. Em seguida, faça uma dinâmica para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e conhecimentos sobre o tema.Etapa 2 - Apresentação dos argumentos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um texto sobre o desmatamento na Amazônia. Eles deverão ler e discutir o texto, identificando os argumentos apresentados. Em seguida, cada grupo apresentará seus argumentos para a turma.Etapa 3 - Debate crítico
Os alunos serão divididos em 4 grupos: júri, defesa, acusação e júri popular e cada grupo será responsável por apresentar seus argumentos e defender suas posições. Durante o debate, os alunos deverão respeitar as opiniões dos outros grupos e apresentar argumentos baseados em fatos e dados.Etapa 4 - Template de avaliação por rúbrica
Os alunos deverão criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos. O template deverá conter os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforçará a importância da preservação da Amazônia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação e debate crítico.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da preservação da Amazônia.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por rúbrica.
Critérios de avaliação
- Argumentos baseados em fatos e dados.
- Respeito às opiniões dos outros grupos.
- Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Orientar os grupos durante o debate.
Ações do aluno
- Ler e discutir os textos sobre o desmatamento na Amazônia.
- Apresentar seus argumentos e defender suas posições durante o debate.
- Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos.