Aula sobre Desmatamento Na Amazonia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O desmatamento na Amazônia é um tema muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversas notícias e reportagens. É fundamental que os estudantes saibam sobre a importância da floresta amazônica para o equilíbrio ambiental do planeta, bem como as consequências negativas do desmatamento. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a importância da Amazônia para o meio ambiente. Em seguida, apresente aos alunos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Pesquisa em casa
Os alunos devem pesquisar sobre o desmatamento na Amazônia e seus impactos ambientais em casa, utilizando fontes confiáveis, como sites de instituições governamentais e ONGs.Etapa 3 - Apresentação das pesquisas
Na sala de aula, os alunos devem apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides ou vídeos. Incentive a participação de todos.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada aluno deve preencher o template com suas impressões sobre o desmatamento na Amazônia e os impactos ambientais.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos para discutir as impressões e ideias apresentadas na Dinâmica dos 3 Qs. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das ideias discutidas em grupo e reforçar a importância da preservação da Amazônia para o meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
- Incentivar a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos em discussões em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração nas discussões em grupo.
- Qualidade das pesquisas realizadas em casa.
- Criatividade e clareza na apresentação das pesquisas.
- Qualidade das ideias e reflexões apresentadas na Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da Amazônia para o meio ambiente.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será utilizada na aula.
- Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos.
- Fazer uma síntese das ideias discutidas em grupo e reforçar a importância da preservação da Amazônia para o meio ambiente.
- Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas em casa sobre o desmatamento na Amazônia e seus impactos ambientais.
- Apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos audiovisuais.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
- Preencher o template com suas impressões sobre o desmatamento na Amazônia e os impactos ambientais.
- Participar ativamente das discussões em grupo.