Aula sobre Desmatamento Na Amazonia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O desmatamento na Amazônia é um tema muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversas notícias e reportagens. É fundamental que os estudantes saibam sobre a importância da floresta amazônica para o equilíbrio ambiental do planeta, bem como as consequências negativas do desmatamento. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a importância da Amazônia para o meio ambiente. Em seguida, apresente aos alunos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa

    Os alunos devem pesquisar sobre o desmatamento na Amazônia e seus impactos ambientais em casa, utilizando fontes confiáveis, como sites de instituições governamentais e ONGs.

  3. Etapa 3 - Apresentação das pesquisas

    Na sala de aula, os alunos devem apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides ou vídeos. Incentive a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada aluno deve preencher o template com suas impressões sobre o desmatamento na Amazônia e os impactos ambientais.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir as impressões e ideias apresentadas na Dinâmica dos 3 Qs. Medie a discussão e incentivar a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das ideias discutidas em grupo e reforçar a importância da preservação da Amazônia para o meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações em fontes confiáveis.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em discussões em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração nas discussões em grupo.
  • Qualidade das pesquisas realizadas em casa.
  • Criatividade e clareza na apresentação das pesquisas.
  • Qualidade das ideias e reflexões apresentadas na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da Amazônia para o meio ambiente.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será utilizada na aula.
  • Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Fazer uma síntese das ideias discutidas em grupo e reforçar a importância da preservação da Amazônia para o meio ambiente.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em casa sobre o desmatamento na Amazônia e seus impactos ambientais.
  • Apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos audiovisuais.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Preencher o template com suas impressões sobre o desmatamento na Amazônia e os impactos ambientais.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.