Di Cavalcanti
Nessa aula de Arte vamos falar de Di Cavalcanti - um importante artista brasileiro. Bom aprendizado!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Di Cavalcanti foi um dos principais realizadores da Semana de Arte Moderna. Aprecie a imagem e selecione a alternativa que traz as técnicas e os temas usados pelo artista:
Atividade completaA)
Di Cavalcanti foi desenhista, pintor e ilustrador. Os temas de suas pinturas eram o homem e a mulher negra.B) Di Cavalcanti foi desenhista, pintor e ilustrador. Os temas de suas pinturas eram o homem e a mulher branca.
C) Di Cavalcanti foi escultor, gravador e cineasta. Os temas de suas pinturas eram o homem e a mulher branca.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
Di Cavalcanti é um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX. Ele foi um dos fundadores do movimento modernista no Brasil e suas obras retratam a cultura e a vida do povo brasileiro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Di Cavalcanti e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que é uma ferramenta de avaliação que ajuda a refletir sobre a atividade realizada. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso a materiais de estudo antes da aula e utilizarão o tempo em sala para aprofundar o conhecimento e desenvolver atividades práticas.Atividade completa4. Rotação por estações:
Os alunos irão aprender sobre a vida e obra do artista brasileiro Di Cavalcanti. Ele foi um importante artista modernista brasileiro, conhecido por suas pinturas que retratam a cultura e o povo brasileiro. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Através dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de pesquisar, apreciar e analisar diferentes obras de Di Cavalcanti, ampliando sua experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.Atividade completa5. Design Sprint:
Os alunos irão aprender sobre o artista brasileiro Di Cavalcanti e sua contribuição para a arte brasileira. Eles serão introduzidos à metodologia ativa Design Sprint, que é uma forma de trabalhar em equipe para resolver problemas e criar soluções inovadoras. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão aprender a pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais. O objetivo é ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.Atividade completa6. Gamificação:
Os alunos irão aprender sobre a vida e obra do artista brasileiro Di Cavalcanti, que é considerado um dos principais representantes do modernismo no Brasil. Eles irão utilizar a metodologia ativa Gamificação para criar um mapa de registro de um jogo sobre o artista, que irá envolver pesquisa, análise e apreciação das obras do artista. Além disso, a atividade irá desenvolver a criatividade, a capacidade de simbolização e o repertório imagético dos alunos, ampliando sua experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Explore a obra do artista brasileiro Di Cavalcanti, um dos principais representantes do modernismo no Brasil. Utilize a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.Atividade completa8. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Os alunos irão aprender sobre o artista brasileiro Di Cavalcanti, um dos mais importantes representantes do modernismo brasileiro. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’, para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, apresente imagens das obras de Di Cavalcanti e falar sobre a importância do artista na história da arte brasileira. Além disso, mostre como a arte pode ser encontrada em diferentes contextos, como em murais de rua, capas de livros, cartazes de filmes, entre outros.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: