Aula sobre Di Cavalcanti

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Explore a obra do artista brasileiro Di Cavalcanti, um dos principais representantes do modernismo no Brasil. Utilize a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a obra de Di Cavalcanti e contextualize o movimento modernista no Brasil. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre a obra de Di Cavalcanti e sobre o movimento modernista no Brasil. Eles deverão buscar informações em livros, revistas, internet e outras fontes.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os alunos irão se dividir em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel específico no debate. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a importância da obra de Di Cavalcanti no contexto do movimento modernista brasileiro. Já o grupo opositor deverá apresentar argumentos contrários à importância da obra de Di Cavalcanti. O grupo de observadores irá acompanhar o debate e registrar os pontos mais relevantes.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos irão se reunir em grupos para discutir os argumentos apresentados e elaborar uma síntese das principais ideias.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e sínteses para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate e na pesquisa.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam na aula e a expressar suas opiniões sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa em artes visuais
  • Estimular a capacidade de argumentação e debate
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos
  • Desenvolver a capacidade de síntese e reflexão crítica
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela arte brasileira

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate
  • Qualidade da pesquisa realizada
  • Coerência dos argumentos apresentados
  • Capacidade de síntese e reflexão crítica
  • Interesse e curiosidade demonstrados durante a aula

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Di Cavalcanti e contextualizar o movimento modernista no Brasil
  • Orientar os alunos na pesquisa e no debate
  • Estimular a participação ativa dos alunos
  • Avaliar a participação dos alunos
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a obra de Di Cavalcanti e sobre o movimento modernista no Brasil
  • Participar ativamente do debate
  • Apresentar argumentos coerentes e fundamentados
  • Elaborar sínteses das principais ideias discutidas
  • Refletir criticamente sobre o tema e a metodologia utilizada.