Aula sobre Di Cavalcanti
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Explore a obra do artista brasileiro Di Cavalcanti, um dos principais representantes do modernismo no Brasil. Utilize a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a obra de Di Cavalcanti e contextualize o movimento modernista no Brasil. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar sobre a obra de Di Cavalcanti e sobre o movimento modernista no Brasil. Eles deverão buscar informações em livros, revistas, internet e outras fontes.Etapa 3 - Debate
Os alunos irão se dividir em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá um papel específico no debate. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. O grupo defensor deverá apresentar argumentos que justifiquem a importância da obra de Di Cavalcanti no contexto do movimento modernista brasileiro. Já o grupo opositor deverá apresentar argumentos contrários à importância da obra de Di Cavalcanti. O grupo de observadores irá acompanhar o debate e registrar os pontos mais relevantes.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após o debate, os alunos irão se reunir em grupos para discutir os argumentos apresentados e elaborar uma síntese das principais ideias.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e sínteses para a turma.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos no debate e na pesquisa.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam na aula e a expressar suas opiniões sobre a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa em artes visuais
- Estimular a capacidade de argumentação e debate
- Ampliar o repertório imagético dos alunos
- Desenvolver a capacidade de síntese e reflexão crítica
- Estimular a curiosidade e o interesse pela arte brasileira
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate
- Qualidade da pesquisa realizada
- Coerência dos argumentos apresentados
- Capacidade de síntese e reflexão crítica
- Interesse e curiosidade demonstrados durante a aula
Ações do professor
- Apresentar a obra de Di Cavalcanti e contextualizar o movimento modernista no Brasil
- Orientar os alunos na pesquisa e no debate
- Estimular a participação ativa dos alunos
- Avaliar a participação dos alunos
- Incentivar a reflexão crítica sobre o tema
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre a obra de Di Cavalcanti e sobre o movimento modernista no Brasil
- Participar ativamente do debate
- Apresentar argumentos coerentes e fundamentados
- Elaborar sínteses das principais ideias discutidas
- Refletir criticamente sobre o tema e a metodologia utilizada.