Aula sobre Di Cavalcanti

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Di Cavalcanti é um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX. Ele foi um dos fundadores do movimento modernista no Brasil e suas obras retratam a cultura e a vida do povo brasileiro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a vida e obra de Di Cavalcanti e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que é uma ferramenta de avaliação que ajuda a refletir sobre a atividade realizada. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso a materiais de estudo antes da aula e utilizarão o tempo em sala para aprofundar o conhecimento e desenvolver atividades práticas.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre a vida e obra de Di Cavalcanti e responder a algumas perguntas sobre o artista.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos irão discutir as respostas e compartilhar o que aprenderam sobre Di Cavalcanti.

  3. Etapa 3 - Introdução

    Apresente algumas obras de Di Cavalcanti e os alunos deverão analisá-las, identificando as características do estilo do artista.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupos, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Cada grupo deverá escolher uma obra de Di Cavalcanti e utilizar o template para avaliar a obra.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos irão apresentar suas avaliações para a turma e discutir as diferentes percepções sobre a obra de Di Cavalcanti.

  6. Etapa 6 - Criação da obra

    Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada em Di Cavalcanti, utilizando as características do estilo do artista.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma e discutir as escolhas feitas durante o processo de criação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar obras de arte de artistas brasileiros.
  • Ampliar a experiência dos alunos com diferentes contextos e práticas artístico-visuais.
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade da análise da obra de Di Cavalcanti utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criatividade e qualidade da obra de arte criada pelos alunos.

Ações do professor

  • Selecionar e disponibilizar materiais de estudo sobre Di Cavalcanti antes da aula.
  • Apresentar as obras de Di Cavalcanti e orientar os alunos na análise das características do estilo do artista.
  • Orientar os grupos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e na avaliação da obra escolhida.
  • Orientar os alunos na criação da obra de arte inspirada em Di Cavalcanti.
  • Avaliar e dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre Di Cavalcanti e responder às perguntas antes da aula.
  • Participar das discussões em grupo sobre a vida e obra do artista.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a obra escolhida pelo grupo.
  • Criar uma obra de arte inspirada em Di Cavalcanti.
  • Apresentar a obra de arte para a turma e discutir as escolhas feitas durante o processo de criação.