Aula sobre Diario

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O diário é um gênero textual muito utilizado no cotidiano das pessoas, especialmente para expressar sentimentos, emoções e registrar acontecimentos importantes. Neste material, iremos explorar esse gênero de forma aprofundada por meio do Design Thinking. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a compreender melhor pensamentos e emoções de um personagem fictício.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando o que é um diário e para que serve. Apresente exemplos de diários e como eles podem ser úteis para registrar pensamentos e sentimentos (você pode usar os livros “O diário de Anne Frank” ou “Diário de um banana”). Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo que aborda o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Design Thinking

    Explique o que é o Design Thinking e como ele será utilizado ao longo da aula. Os alunos irão aprender sobre o mapa de empatia e como ele funciona.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para criar um diário de um personagem fictício, respondendo às seguintes perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente os alunos durante essa etapa, esclarecendo dúvidas e incentivando a criatividade.

  4. Etapa 4 - Escrita do diário

    Com base nas reflexões e ideias expressas no mapa de empatia, os alunos irão escrever um diário registrando sentimentos e pensamentos de um personagem fictício.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento dos diários

    Cada aluno irá compartilhar seu diário com a turma, explicando o tema escolhido e os sentimentos e pensamentos registrados. Incentive a interação e discussão entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os aprendizados adquiridos e incentivando a continuidade da prática da escrita de diários.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de expressão e criatividade dos alunos.
  • Incentivar a reflexão sobre sentimentos e pensamentos de um personagem fictício.
  • Estimular a empatia e a compreensão em relação ao diário.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado do mapa de empatia.
  • Qualidade da escrita do diário, levando em consideração a criatividade.
  • Participação nas atividades.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na escrita do diário.
  • Estimular a criatividade e a expressão pessoal dos alunos.
  • Incentivar a interação e a discussão entre os alunos durante as atividades.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e o debate sobre o tema.
  • Encorajar os alunos a compartilhar suas ideias e opiniões.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades.
  • Criar um mapa de empatia.
  • Escrever um diário de forma criativa e expressiva.
  • Compartilhar suas ideias e opiniões com a turma.
  • Participar do debate com respeito e empatia pelos colegas.