Aula sobre Diario
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O diário é muito usado para expressar sentimentos, ideias e acontecimentos do cotidiano. Além disso, o diário pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica, ajudando os alunos a desenvolverem suas habilidades de escrita e leitura. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o diário com o objetivo de aprofundar seu entendimento sobre esse gênero e suas características. A metodologia aplicada será a Sala de Aula Invertida, e os alunos deverão realizar pesquisas e criar o mapa conceitual em casa.
Etapa 1 - Introdução
Explique o que é um diário e quais são as suas características. Apresente exemplos de diários famosos, como o de Anne Frank, e explique como o gênero pode ser utilizado como ferramenta pedagógica.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Em casa, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Forneça materiais de pesquisa, como artigos e vídeos sobre o assunto para que os alunos possam se aprofundar no tema. O mapa conceitual pode ser criado com ferramentas digitais ou papel e caneta.Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas conceituais
Na aula seguinte, os alunos deverão compartilhar seus mapas conceituais com o restante da turma. Incentive a discussão sobre as ideias apresentadas e ajude a aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o gênero textual.Etapa 4 - Produção de um diário
Os alunos devem produzir um diário utilizando as características apresentadas na Etapa 1. O diário pode ser escrito em casa ou em sala de aula.Etapa 5 - Apresentação dos diários
Na aula seguinte, os alunos devem apresentar seus diários para o restante da turma. Incentive a discussão sobre as emoções e ideias apresentadas nos diários e ajude os alunos a refletirem sobre a importância do gênero textual na expressão de sentimentos e ideias.Etapa 6 - Feedback
Dê feedback aos alunos sobre suas produções e encerre a aula reforçando a importância do diário como ferramenta pedagógica e incentivando os alunos a continuarem a prática de escrita de diário.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos.
- Estimular o uso do diário como forma de expressão de emoções e ideias.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Criação do mapa conceitual sobre o diário.
- Produção de um diário.
- Apresentação do diário, demonstrando o entendimento sobre as características do gênero textual do diário.
Ações do professor
- Fornecer materiais de pesquisa para os alunos se aprofundarem no tema.
- Incentivar a discussão sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais e diários.
- Fornecer feedback aos alunos sobre suas produções.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre o diário.
- Criar um mapa conceitual sobre o diário, aprofundando seu entendimento sobre o tema.
- Produzir um diário.