Aula sobre Diario

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O diário é muito usado para expressar sentimentos, ideias e acontecimentos do cotidiano. Além disso, o diário pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica, ajudando os alunos a desenvolverem suas habilidades de escrita e leitura. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o diário com o objetivo de aprofundar seu entendimento sobre esse gênero e suas características. A metodologia aplicada será a Sala de Aula Invertida, e os alunos deverão realizar pesquisas e criar o mapa conceitual em casa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que é um diário e quais são as suas características. Apresente exemplos de diários famosos, como o de Anne Frank, e explique como o gênero pode ser utilizado como ferramenta pedagógica.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Em casa, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Forneça materiais de pesquisa, como artigos e vídeos sobre o assunto para que os alunos possam se aprofundar no tema. O mapa conceitual pode ser criado com ferramentas digitais ou papel e caneta.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Na aula seguinte, os alunos deverão compartilhar seus mapas conceituais com o restante da turma. Incentive a discussão sobre as ideias apresentadas e ajude a aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o gênero textual.

  4. Etapa 4 - Produção de um diário

    Os alunos devem produzir um diário utilizando as características apresentadas na Etapa 1. O diário pode ser escrito em casa ou em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários

    Na aula seguinte, os alunos devem apresentar seus diários para o restante da turma. Incentive a discussão sobre as emoções e ideias apresentadas nos diários e ajude os alunos a refletirem sobre a importância do gênero textual na expressão de sentimentos e ideias.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Dê feedback aos alunos sobre suas produções e encerre a aula reforçando a importância do diário como ferramenta pedagógica e incentivando os alunos a continuarem a prática de escrita de diário.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos.
  • Estimular o uso do diário como forma de expressão de emoções e ideias.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Criação do mapa conceitual sobre o diário.
  • Produção de um diário.
  • Apresentação do diário, demonstrando o entendimento sobre as características do gênero textual do diário.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de pesquisa para os alunos se aprofundarem no tema.
  • Incentivar a discussão sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais e diários.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre suas produções.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o diário.
  • Criar um mapa conceitual sobre o diário, aprofundando seu entendimento sobre o tema.
  • Produzir um diário.