Aula sobre Dicas Para Ler Em Ingles Sem Travar

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Muitas vezes, ler em inglês pode ser uma tarefa difícil e até mesmo assustadora para os estudantes. Mas é possível tornar essa atividade mais fácil e prazerosa com algumas dicas simples e práticas. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre dicar para ler em inglês sem "travar". A metodologia aplicada será a Design Sprint, que é um processo criativo e estruturado para solucionar problemas. Com isso, os estudantes irão participar de 5 etapas - entender, esboçar, decidir, prototipar, testar - para construir estratégias de leitura em inglês.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, inicie com uma breve conversa sobre a importância da leitura em inglês. Em seguida, apresente um texto simples em inglês e faça a leitura em voz alta para os alunos. Questione os estudantes se eles conseguiram compreender o texto e peça para identificarem algumas palavras que entenderam. O objetivo dessa etapa é averiguar o nível de compreensão dos alunos em relação à leitura em inglês.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Nessa etapa, os alunos, em grupos, irão criar um mapa mental com as principais dificuldades que enfrentam ao ler em inglês. Para isso, você pode dar algumas opções de aplicativos e dicas para leitura em inglês que poderão ajudá-los. O objetivo desta etapa é identificar dificuldades e gerar ideias para superá-las.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Com base no mapa mental criado na etapa anterior, os alunos deverão votar em qual dificuldade eles desejam trabalhar em grupo. O objetivo desta etapa é definir um desafio a ser trabalhado no projeto.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um plano de ação para superar a dificuldade escolhida. Para isso, poderão utilizar técnicas de leitura, como o skimming, o scanning, contextualização e outras que tenham sido abordadas previamente em aulas de inglês. O objetivo desta etapa é definir estratégias para a superação da dificuldade escolhida.

  5. Etapa 5 - Testar

    Nesta etapa, os grupos deverão testar as estratégias escolhidas no plano de ação. Disponibilize textos curtos em inglês. Dentro dos grupos, os alunos deverão ler o texto utilizando as estratégias pré-definidas por eles.

  6. Etapa 6 - Compartilhar.

    Os grupos deverão apresentar para a turma um resumo das estratégias criadas e se de fato elas foram eficazes para enfrentar a dificuldade elencada na hora da leitura. Faça algumas perguntas de reflexão e peça que os demais alunos participem da discussão. O objetivo desta etapa é avaliar o resultado do projeto e identificar o que pode ser aprimorado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na busca por soluções.
  • Capacitar os alunos a criar planos de ação para desenvolver habilidades de leitura em inglês.
  • Promover a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Fomentar a autonomia dos estudantes na gestão do próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração na construção do projeto de Design Sprint.
  • Identificação de dificuldades na leitura em inglês.
  • Identificação de estratégias para superar as dificuldades encontradas.
  • Apresentação clara e objetiva das estratégias criadas.
  • Participação na avaliação do projeto.

Ações do professor

  • Apresentar os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Explorar o texto apresentado com perguntas que estimulem a compreensão do aluno.
  • Estimular a criatividade dos alunos na busca por soluções.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do projeto.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre as soluções propostas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupos para identificar as dificuldades na leitura em inglês.
  • Criar um mapa mental com as principais dificuldades encontradas.
  • Votar em uma dificuldade para trabalhar em grupo.
  • Criar um plano de ação para superar a dificuldade escolhida.
  • Apresentar as soluções propostas e avaliar o trabalho em grupo.