Aula sobre Dicas Para Ler Em Ingles Sem Travar

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A leitura em inglês pode ser um desafio para muitos estudantes brasileiros, especialmente aqueles que não possuem contato frequente com a língua fora da escola. Afinal, ler em um idioma estrangeiro exige conhecimentos específicos, tais como: vocabulário, gramática, pronúncia, ritmo e entonação. Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental estão na fase de aprimoramento dessas habilidades e, por isso, demandam estratégias e técnicas para ler em inglês sem "travar". Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para construir um mapa de empatia, que irá ajudar os alunos a entender as necessidades do leitor de inglês e a inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

  1. Etapa 1 - Apresentação e Contextualização

    Apresente o tema explicando a relevância das habilidades de leitura em inglês e como elas são importantes na vida do aluno. Em seguida, divida os alunos em grupos e explique a metodologia Design Thinking.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia de um leitor de inglês, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar do leitor de inglês e possam identificar suas necessidades e dificuldades diante do texto.

  3. Etapa 3 - Socialização dos Mapas

    Cada grupo irá socializar seu mapa de empatia para a turma, explicando como eles construíram o perfil do leitor de inglês e quais insights foram identificados.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento de estratégias de leitura

    A partir dos mapas de empatia criados pelos alunos, proponha uma discussão sobre as principais dificuldades encontradas pelos leitores de inglês e quais estratégias podem ser utilizadas para superá-las. Alguns exemplos de técnicas que podem ser discutidas são: identificação de cognatos, leitura dinâmica, uso de dicionário, entre outras.

  5. Etapa 5 - Prática de leitura

    Distribua um pequeno texto em inglês para os alunos lerem e aplicarem as estratégias discutidas anteriormente. Durante a atividade, circule pela sala para orientar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Os alunos deverão discutir sobre a leitura, compartilhando suas experiências e quais estratégias foram mais efetivas na compreensão do texto. Conduza uma reflexão final sobre as habilidades trabalhadas durante a aula e como elas podem ser aplicadas em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento de habilidade de inferência em leitura
  • Estímulo ao trabalho em equipe e ao pensamento colaborativo
  • Desenvolvimento da autonomia e responsabilidade do aluno pelo seu próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Identificação adequada das necessidades do leitor de inglês na elaboração do mapa de empatia
  • Utilização adequada das estratégias de leitura discutidas durante a aula
  • Compreensão adequada do texto em inglês através da aplicação das técnicas discutidas
  • Reflexão crítica sobre o processo de leitura em inglês.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração do mapa de empatia;
  • Proporcionar momentos de reflexão sobre o processo de leitura em inglês;
  • Orientar os alunos em relação às técnicas de leitura discutidas;

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Elaborar de maneira adequada o mapa de empatia;
  • Aplicar as estratégias de leitura discutidas durante a aula;
  • Refletir sobre o processo de leitura em inglês e como as estratégias podem auxiliá-lo.