Aula sobre Dicas Para Ler Em Ingles Sem Travar

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A leitura em inglês pode ser uma tarefa difícil para muitos alunos, especialmente aqueles que ainda não têm confiança em suas habilidades de leitura. Alguns alunos podem se sentir inseguros e "travar" ao ler em inglês, o que pode prejudicar sua compreensão e aprendizado. É importante que os alunos conheçam estratégias para superar essa dificuldade e sintam-se mais confortáveis ​​ao enfrentar textos em inglês. Nesta prática, os alunos aprenderão dicas essenciais para ler em inglês sem "travar", por meio da metodologia ativa de Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie contextualizando o tema e falando sobre a importância de ler em inglês. Apresente situações em que a habilidade de leitura em inglês pode ser útil, como na leitura de notícias, artigos ou pesquisas acadêmicas. Em seguida, divida os alunos em grupos de três e cada grupo irá girar pelas três estações durante a aula.

  2. Etapa 2 - Estações

    Estação 1 - Leitura em voz alta

    Os alunos irão ler trechos curtos de textos em inglês, um de cada vez, em voz alta. Dê dicas de pronúncia e entonação, além de explicar o significado das palavras desconhecidas. Em seguida, os alunos farão a leitura novamente, mas desta vez, mais confiantes e com a pronúncia correta.

    Estação 2 - Leitura silenciosa

    Os alunos irão praticar a leitura silenciosa, usando técnicas como skimming (leitura rápida para identificar a ideia principal) e scanning (leitura rápida para localizar informações específicas). Forneça textos curtos em inglês, com perguntas para testar a compreensão dos alunos.

    Estação 3 - Role play

    Os alunos irão participar de atividades de encenação, usando situações cotidianas para aplicar as habilidades aprendidas na leitura de textos em inglês. Dê instruções para cada cena, que pode incluir diálogos em inglês.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna os alunos em uma roda de conversa para discutir a aprendizagem do tema e esclarecer dúvidas. Enfatize as técnicas que ajudaram os alunos a lerem em inglês sem "travar".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura em inglês
  • Promover a confiança dos alunos na leitura de textos em inglês
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem
  • Proporcionar um ambiente de aprendizado colaborativo
  • Apoiar o desenvolvimento da compreensão do idioma e aquisição de vocabulário

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula
  • Utilização das técnicas aprendidas durante a leitura de textos em inglês
  • Compreensão dos conceitos apresentados
  • Domínio da pronúncia, entonação e vocabulário em inglês
  • Apresentação criativa e bem executada da atividade em grupo

Ações do professor

  • Iniciar a prática com a contextualização do tema
  • Apresentar as técnicas de leitura em inglês
  • Orientar os alunos durante a execução das atividades em grupo
  • Proporcionar feedback sobre a execução das atividades
  • Concluir a aula com uma roda de conversa para esclarecer dúvidas e discutir a aprendizagem

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Utilizar as técnicas de leitura em inglês apresentadas durante a aula
  • Colaborar com os membros do grupo durante a execução das atividades
  • Demonstrar domínio da pronúncia, entonação e vocabulário em inglês
  • Apresentação criativa e bem executada da atividade em grupo