Aula sobre Dicas Para Ler Em Ingles Sem Travar

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Ler em inglês pode ser um grande desafio para muitos estudantes, principalmente para aqueles que estão em um nível intermediário ou básico de conhecimento da língua. Pensando nisso, esta prática objetiva apresentar dicas para que os alunos possam ler em inglês sem "travar". Por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes irão criar um mapa conceitual sobre o tema, que irá ajudá-los a entender e aprofundar o assunto.

Durante a atividade, explore a ideia de que a leitura em inglês pode ser uma atividade prazerosa e que, com algumas estratégias, ela pode se tornar mais fácil e menos cansativa. Além disso, é importante apresentar exemplos práticos de como a leitura em inglês pode ser útil no dia a dia dos estudantes, como para o entendimento de conteúdos em sites de notícias, jogos, filmes e músicas.


  1. Etapa 1 - Preparação

    Apresente aos alunos o tema que será trabalhado, a metodologia escolhida e os objetivos. Disponibilize previamente um vídeo explicativo sobre dicas para ler em inglês sem "travar" e solicite aos alunos que o assistam antes do momento em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, divida os alunos em pequenos grupos a fim de criarem um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central deve ser "Dicas para ler em inglês sem travar" e, a partir dela, os alunos devem criar oito sub-ideias com dois níveis de profundidade sobre como colocar as dicas em prática.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o seu mapa conceitual para a turma. Os demais estudantes devem fazer perguntas, esclarecer suas dúvidas e compartilhar suas ideias.

  4. Etapa 4 - Exercícios

    Os alunos devem realizar exercícios de compreensão de leitura em inglês, utilizando as dicas apresentadas na aula. Você pode criar as atividades ou usar materiais prontos disponíveis na internet.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os alunos devem compartilhar com a turma as suas estratégias de leitura em inglês e como elas foram úteis nos exercícios realizados. Incentive a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos estudantes sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos nos exercícios e na participação em grupo. Além disso, avalie o mapa conceitual criado pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a prática reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a procurarem outras ferramentas e recursos para melhorar a sua leitura em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferência na leitura de textos em inglês.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar aos alunos estratégias práticas para a leitura em inglês.

Critérios de avaliação

  • Compreensão e aplicação das dicas para ler em inglês sem "travar".
  • Participação e colaboração em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Desempenho nos exercícios de compreensão de leitura em inglês.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para a aula.
  • Esclarecer dúvidas dos alunos sobre o tema e a metodologia.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre as dicas para ler em inglês sem "travar".
  • Trabalhar em grupo na criação e apresentação do mapa conceitual.
  • Realizar os exercícios propostos para praticar a compreensão de leitura em inglês.