Aula sobre Diferencas Entre O Tempo E O Clima

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Antes de iniciar a aula, é importante que o professor faça uma breve contextualização sobre o tema, explicando a diferença entre tempo e clima e como eles influenciam nossas vidas. O professor pode utilizar exemplos práticos, como a previsão do tempo e como ela é importante para a agricultura e outras atividades que dependem do clima.

Modelo de Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos um modelo de design sprint e explique as 5 etapas do processo. Em seguida, deve explicar que a aula será dividida em grupos e que cada grupo deverá criar um modelo de design sprint para o tema "Diferenças entre o tempo e o clima".

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos devem começar a esboçar as ideias para o modelo de design sprint, pensando em como podem abordar os subtópicos do tema, como a influência do clima na agricultura e a importância da previsão do tempo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem decidir qual será o formato do modelo de design sprint, como as informações serão organizadas e quais serão as perguntas-chave a serem respondidas em cada etapa do processo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos devem criar um protótipo do modelo de design sprint, utilizando recursos analógicos, como papel, canetas e cartolinas. É importante que os protótipos sejam claros e fáceis de entender.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem testar o protótipo com outros colegas de sala, verificando se as informações estão claras e se o modelo é fácil de usar. O professor deve orientar os alunos a fazerem ajustes necessários.

  6. Etapa 6 - Apresentar

    Os grupos devem apresentar seus modelos de design sprint para a turma, explicando como eles abordaram o tema e como o processo pode ajudar a identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Proponha um momento de reflexão com os alunos sobre o processo de criação dos modelos de design sprint e como ele pode ser aplicado em outras áreas do conhecimento. É importante que os alunos percebam como a metodologia ativa pode ser útil para a aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Promover o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dos alunos em relação ao próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Clareza das informações apresentadas nos modelos de design sprint;
  • Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e contribuir para o processo de criação;
  • Habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia ativa de Design Sprint;
  • Acompanhar e orientar os grupos durante o processo de criação dos modelos de design sprint;
  • Promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem e a importância da metodologia ativa.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e contribuir para o processo de criação dos modelos de design sprint;
  • Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo;
  • Testar e ajustar os protótipos dos modelos de design sprint;
  • Apresentar os modelos de design sprint para a turma;
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a importância da metodologia ativa.