Aula sobre Diferencas Entre O Tempo E O Clima

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antes de começar a aula, é importante contextualizar o assunto e fazer com que os alunos entendam a importância das diferenças entre tempo e clima. Existem diversas formas de fazer isso, mas uma sugestão é utilizar exemplos práticos, como a previsão do tempo para o fim de semana, e perguntar aos alunos o que eles entendem por previsão do tempo e clima. O objetivo é fazer com que eles percebam que são conceitos diferentes e que é importante saber diferenciá-los.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula pedindo para que os alunos preencham o _Check-in_ no modelo de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: _"O que você já sabe sobre as diferenças entre tempo e clima?"_

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente de forma resumida as diferenças entre tempo e clima, utilizando recursos como cartazes, desenhos e diagramas. É importante que essa apresentação seja clara e objetiva, para que os alunos possam entender os conceitos.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Divida a turma em grupos e faça algumas perguntas para fomentar discussão, como: _"Qual a importância de saber diferenciar tempo e clima?", "Como podemos saber qual é a previsão do tempo para o fim de semana?", "Qual a relação entre clima e meio ambiente?"_. Os grupos devem discutir as questões e anotar suas respostas no modelo de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Atividade Prática

    Proponha atividade prática para que os alunos possam aplicar o que aprenderam sobre os conceitos detempo e clima. Uma sugestão é fazer uma simulação de previsão do tempo para a semana seguinte, utilizando dados de temperatura, umidade, pressão atmosférica, entre outros. Os alunos devem anotar os dados no modelo de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Debate em Grupo

    Depois da atividade prática, incentive um debate em grupo para discutir os resultados e as dificuldades encontradas pelos alunos na simulação. É importante que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Peça para que os alunos preencham o _Check-out_ no modelo de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: _"O que você aprendeu sobre as diferenças entre tempo e clima?"_

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo;
  • Simular situações nas quais as variáveis podem ser medidas;
  • Compreender a importância de saber diferenciar tempo e clima.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo;
  • Preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem;
  • Compreensão das diferenças entre tempo e clima;
  • Habilidade em aplicar os conceitos na atividade prática.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva as diferenças entre tempo e clima;
  • Propor atividades práticas para aplicação dos conceitos;
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo;
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Preencher corretamente o modelo de registro de aprendizagem;
  • Compartilhar experiências e aprendizados nas discussões em grupo;
  • Aplicar os conceitos na atividade prática.