Aula sobre Diferencas Entre O Tempo E O Clima

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O clima e o tempo são temas importantes e recorrentes no componente de Ciências. É comum que os alunos confundam os conceitos e usem os termos de forma equivocada. O objetivo desta aula é esclarecer as diferenças entre tempo e clima, bem como identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie a aula com uma pergunta-chave: _“Qual a diferença entre tempo e clima?”_. Os alunos discutirão em grupo e compartilham suas respostas com a turma.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente aos alunos um estudo de caso em que precisarão prever o tempo para um evento ao ar livre. Forneça informações sobre a localização, a época do ano, as condições climáticas históricas e as previsões meteorológicas para o dia do evento. Os alunos devem analisar as informações e fazer uma previsão do tempo para o dia do evento.

  3. Etapa 3 - Template de Infográfico

    Auxilie os alunos na elaboração de um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas. O infográfico deve conter informações sobre as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo (temperatura, umidade, pressão atmosférica, ventos, etc.) e exemplos de como essas variáveis podem ser medidas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Organize os alunos em grupo para poderem preencher as lacunas do infográfico. Permita que os alunos consultem livros didáticos, enciclopédias, dicionários, sites confiáveis na internet e outras fontes disponíveis.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma e devem explicar as informações contidas neles. Neste momento, faça perguntas para estimular a discussão e aprofundar o tema.

  6. Etapa 6 - Debate

    Organize entre os alunos um debate sobre as diferenças entre tempo e clima e as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo. Faça perguntas como: _“Por que é importante saber a diferença entre tempo e clima?”_, _“Quais as principais variáveis que influenciam o tempo em nossa região?”, “Como podemos medir a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica?”._

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base em critérios pré-estabelecidos. Os critérios de avaliação podem incluir: participação nas discussões em grupo, qualidade do infográfico, clareza e objetividade na apresentação, capacidade de argumentação no debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e de análise crítica de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade do infográfico.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Capacidade de argumentação no debate.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo.
  • Criar o infográfico.
  • Pesquisar informações sobre as variáveis envolvidas na previsão do tempo.