Aula sobre Diferencas Entre O Tempo E O Clima

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Apresente o tema "Diferenças entre o tempo e o clima" e pergunte aos alunos o que eles entendem sobre o assunto. Em seguida, explique a diferença entre tempo e clima e suas principais características.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente o tema "Diferenças entre o tempo e o clima" e pergunte aos alunos o que eles entendem sobre o assunto. Em seguida, explique a diferença entre tempo e clima e suas principais características.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos e defina o que é a Gamificação. Cada grupo deverá criar um jogo sobre o tema, seguindo as instruções do mapa de registro.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Explique o que é um mapa de registro e apresente um modelo para inspirar os alunos a criarem seus próprios mapas. Em seguida, os grupos devem criar o mapa de registro do jogo que irão desenvolver.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos devem desenvolver o jogo seguindo as instruções do mapa de registro. O professor deve estar disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos na criação do jogo.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo deve testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o que acharam. Incentive a participação de todos e auxilie os alunos a promoverem uma discussão sobre o que pode ser melhorado em cada jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma e explicar como ele funciona. Avalie a criatividade e a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos sobre tempo e clima.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    No final da aula, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como a metodologiada _Gamificação_ ajudou na compreensão do tema. Você poderá avaliar a capacidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Capacidade de trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito da _Gamificação_.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Avaliar a criatividade e a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo
  • Desenvolver o jogo seguindo as instruções do mapa de registro
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o que acharam