Aula sobre Diferencas Entre O Tempo E O Clima
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
- Utilize mapas climáticos e meteorológicos para mostrar a variação climática em diferentes regiões do país.
- Realize atividades práticas em que os alunos possam medir a temperatura e a umidade do ar em diferentes horários do dia.
- Utilize vídeos e imagens de satélite para mostrar a formação de fenômenos climáticos, como furacões e tornados.
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o tema e explique a diferença entre clima e tempo.\- Organize entre os alunos uma roda de conversa para discutir suas percepções sobre o clima e o tempo.
Etapa 2 - Estações
Separe a turma em grupos conforme o número de estações planejadas e informe que eles irão realizar algumas atividades que estão dispostas em cada uma das estações. Esclareça que cada atividade tem um início, meio e fim e deverão realizar os registros solicitados em cada uma delas. Não se esqueça de combinar com a turma o tempo estipulado para percorrer as estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Através da pesquisa em livros, revistas e na internet, pesquisar se há diferenças de tempo em regiões diferentes no Brasil simultaneamente.
Estação 2 - Descrever qual o clima e a sensação de tempo na sala de aula.
Estação 3 - Explicar por que as variações de tempo são mais perceptíveis do que as de clima.
Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
\- Os alunos retornarão para a sala de aula e criarão um modelo de _Dinâmica dos 3 Qs_, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal".\- Utilizando o modelo, os alunos avaliarão a atividade prática realizada em cada estação.
Etapa 4 - Discussão em grupo
\- Auxilie os alunos a se reunirem em grupos para discutir suas avaliações e compartilhar suas experiências nas estações.Etapa 5 - Síntese
\- Faça uma síntese das atividades realizadas e reforce os conceitos apresentados.Etapa 6 - Atividade individual
\- Proponha uma atividade individual para fixar os conceitos apresentados.Etapa 7 - Avaliação
\- Avalie de maneira contínua o desempenho dos alunos na atividade individual e nas demais etapas da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a investigação e a experimentação.
- Desenvolver a habilidade de medir e prever condições atmosféricas.
- Compreender as diferenças entre clima e tempo.
- Estimular o diálogo e a participação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades realizadas.
- Compreensão das diferenças entre clima e tempo.
- Autoavaliação do aluno.
- Habilidade em compartilhar experiências e conhecimentos.
Ações do professor
- Exposição do tema sugerido.
- Organizar as estações.
- Explicar a dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação dos alunos.
- Dar feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar e realizar as atividades propostas na aula.
- Registrar as atividades propostas em seu caderno.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar as atividades práticas realizadas.
- Compartilhar suas experiências nas estações.