Aula sobre Diferencas Entre O Tempo E O Clima
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem distinguir as diferenças entre tempo e clima. Explique que o tempo se refere às condições atmosféricas em um determinado momento e lugar, enquanto o clima se refere às condições atmosféricas médias em um determinado lugar ao longo do tempo. Explique também que o clima é influenciado por fatores como latitude, altitude, correntes oceânicas, entre outros.
Etapa 1 - Preparação
Prepare os materiais didáticos, que basicamente são: folha de papel A3, lápis de cor e canetas coloridas.Etapa 2 - Orientação
Explique como funciona ametodologia ativa Sala de Aula Invertida e deixando evidente que os alunos serão responsáveis pela criação de um mapa conceitual sobre as diferenças entre tempo e clima.Etapa 3 - Estudo individual
Incentive os alunos a pesquisar sobre o tema em casa, utilizando fontes como livros didáticos, enciclopédias e sites confiáveis.Etapa 4 - Estudo em grupo
Auxilie os alunos a se reunirem em grupos de três ou quatro para discutir o que pesquisaram e criar o mapa conceitual.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.Etapa 6 - Discussão
Faça a mediação de uma discussão sobre as diferenças entre tempo e clima, utilizando exemplos práticos como a previsão do tempo em diferentes regiões do Brasil e do mundo.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê feedbacks para que possam melhorar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema e incentivá-los a buscar conhecimento fora da sala de aula.
Critérios de avaliação
- Qualidade da produção domapa conceitual (clareza, organização e profundidade).
- Participação dos alunos nas diferentes etapas da atividade
- Compreensão das diferenças entre tempo e clima e das variáveis envolvidas na previsão do tempo.
Ações do professor
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e orientar os alunos na pesquisa do tema escolhido.
- Mediar a discussão em grupo e a apresentação dos mapas conceituais.
- Dar feedback para os alunos sobre seus desempenhos e incentivá-los a buscar conhecimento fora da sala de aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa e discutir em grupo.
- Criar o mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em grupo.