Aula sobre Diferencas Entre O Tempo E O Clima

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem distinguir as diferenças entre tempo e clima. Explique que o tempo se refere às condições atmosféricas em um determinado momento e lugar, enquanto o clima se refere às condições atmosféricas médias em um determinado lugar ao longo do tempo. Explique também que o clima é influenciado por fatores como latitude, altitude, correntes oceânicas, entre outros.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare os materiais didáticos, que basicamente são: folha de papel A3, lápis de cor e canetas coloridas.

  2. Etapa 2 - Orientação

    Explique como funciona ametodologia ativa Sala de Aula Invertida e deixando evidente que os alunos serão responsáveis pela criação de um mapa conceitual sobre as diferenças entre tempo e clima.

  3. Etapa 3 - Estudo individual

    Incentive os alunos a pesquisar sobre o tema em casa, utilizando fontes como livros didáticos, enciclopédias e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Estudo em grupo

    Auxilie os alunos a se reunirem em grupos de três ou quatro para discutir o que pesquisaram e criar o mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Faça a mediação de uma discussão sobre as diferenças entre tempo e clima, utilizando exemplos práticos como a previsão do tempo em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê feedbacks para que possam melhorar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema e incentivá-los a buscar conhecimento fora da sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da produção domapa conceitual (clareza, organização e profundidade).
  • Participação dos alunos nas diferentes etapas da atividade
  • Compreensão das diferenças entre tempo e clima e das variáveis envolvidas na previsão do tempo.

Ações do professor

  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e orientar os alunos na pesquisa do tema escolhido.
  • Mediar a discussão em grupo e a apresentação dos mapas conceituais.
  • Dar feedback para os alunos sobre seus desempenhos e incentivá-los a buscar conhecimento fora da sala de aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa e discutir em grupo.
  • Criar o mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em grupo.