Aula sobre Diferentes Formas De Escravidao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A discussão sobre "Diferentes formas de escravidão" é um tema de grande relevância e atualidade, que está presente em várias situações do cotidiano dos estudantes, como o trabalho infantil, tráfico de pessoas, exploração sexual, entre outros. Nesta aula, adotaremos a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo. Esse diário conterá três campos principais: Problema, Geração de Alternativas e Solução, permitindo uma discussão aprofundada sobre o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentandoas diferentes formas de escravidão e explicando a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas. Provoque a curiosidade dos estudantes dizendo que eles resolverão um problema relacionado ao tema. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Problema

    É importante que cada grupo participe de discussões e defina um problema relacionado ao tema, como por exemplo: "Qual é o impacto da escravidão moderna na sociedade atual?" ou "Quais são as principais distinções entre a escravidão moderna e a escravidão antiga?". Além disso, é encorajado que os estudantes tragam à tona novos problemas e você pode auxiliar os grupos na definição deles.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deverá estudar e pesquisar sobre o tema, para depois discutirem e apresentarem alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Ajude os grupos na geração de alternativas e estimular a criatividade dos alunos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema definido na etapa 2 e apresentar a solução para a turma. Estimule a participação de todos os alunos na apresentação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação de todas as soluções, os grupos deverão discutir em conjunto as diferentes formas de escravidão e as soluções apresentadas pelos demais grupos. Estimule a participação de todos os alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Estimule os alunos a expressarem suas opiniões e sentimentos sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais pontos discutidos e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do diário de bordo.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Reflexão individual sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do professor

  • Auxiliar os grupos na definição do problema.
  • Estimular a criatividade dos alunos na geração de alternativas.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Discutir e definir um problema relacionado ao tema.
  • Discutir e apresentar alternativas para solucionar o problema definido.
  • Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema definido e apresentar a solução para a turma.