Aula sobre Diferentes Formas De Escravidao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "Diferentes formas de escravidão" é um assunto importante e atual, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes, como em notícias sobre trabalho escravo, tráfico humano e exploração infantil. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, com o objetivo de discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Diferentes formas de escravidão" e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos serão divididos em grupos e receberão o desafio de criar um diário de bordo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os grupos deverão discutir e definir qual problema relacionado ao tema eles querem abordar em seu diário de bordo. Forneça exemplos de problemas, como a exploração infantil em fábricas de roupas ou o trabalho escravo em fazendas.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema escolhido. Forneça exemplos de alternativas, como campanhas de conscientização ou denúncias às autoridades competentes.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão realizar pesquisas em diversas fontes e escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema. É importante que os estudantes pensem em soluções bem embasadas em fontes confiáveis. Eles deverão apresentar sua solução em forma de texto, apresentação ou vídeo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas pensadas e a solução elaborada. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma discutirá em conjunto as diferentes formas de escravidão abordadas nos diários de bordo e como elas podem ser combatidas na sociedade atual.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade, levando em consideração a participação dos alunos, a criatividade e a qualidade dos diários de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a realidade social e a importância do combate à escravidão moderna.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Criatividade e qualidade dos diários de bordo.
  • Coerência entre o problema escolhido, as alternativas pensadas e a solução elaborada.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos diários de bordo.
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na atividade.
  • Orientar os alunos na escolha do problema, na geração de alternativas e na elaboração da solução.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer perguntas e comentários para estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Discutir em grupo e escolher um problema relacionado ao tema.
  • Pensar em alternativas para solucionar o problema escolhido.
  • Elaborar uma solução criativa e coerente com o problema e as alternativas pensadas.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva para a turma.