Aula sobre Diferentes Formas De Escravidao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O tema "Diferentes formas de escravidão" é um assunto importante e atual, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes, como em notícias sobre trabalho escravo, tráfico humano e exploração infantil. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, com o objetivo de discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Diferentes formas de escravidão" e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos serão divididos em grupos e receberão o desafio de criar um diário de bordo sobre o tema.Etapa 2 - Problema
Os grupos deverão discutir e definir qual problema relacionado ao tema eles querem abordar em seu diário de bordo. Forneça exemplos de problemas, como a exploração infantil em fábricas de roupas ou o trabalho escravo em fazendas.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema escolhido. Forneça exemplos de alternativas, como campanhas de conscientização ou denúncias às autoridades competentes.Etapa 4 - Solução
Os grupos deverão realizar pesquisas em diversas fontes e escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema. É importante que os estudantes pensem em soluções bem embasadas em fontes confiáveis. Eles deverão apresentar sua solução em forma de texto, apresentação ou vídeo.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas pensadas e a solução elaborada. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos apresentados.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma discutirá em conjunto as diferentes formas de escravidão abordadas nos diários de bordo e como elas podem ser combatidas na sociedade atual.Etapa 7 - Avaliação
Faça uma avaliação da atividade, levando em consideração a participação dos alunos, a criatividade e a qualidade dos diários de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a realidade social e a importância do combate à escravidão moderna.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Criatividade e qualidade dos diários de bordo.
- Coerência entre o problema escolhido, as alternativas pensadas e a solução elaborada.
- Clareza e objetividade na apresentação dos diários de bordo.
- Reflexão crítica sobre o tema abordado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada na atividade.
- Orientar os alunos na escolha do problema, na geração de alternativas e na elaboração da solução.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Fazer perguntas e comentários para estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Discutir em grupo e escolher um problema relacionado ao tema.
- Pensar em alternativas para solucionar o problema escolhido.
- Elaborar uma solução criativa e coerente com o problema e as alternativas pensadas.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva para a turma.