Aula sobre Diferentes Formas De Escravidao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema “Diferentes formas de escravidão” é relevante e atual, ao estar presente em diversas situações do cotidiano dos estudantes, como notícias sobre trabalho escravo, tráfico humano e exploração infantil. Visando abordar esse tema de maneira eficaz, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que proporcionará aos alunos a oportunidade de discutir e compreender o conceito de escravidão moderna no Brasil e no mundo. Durante o processo, os estudantes serão incentivados a realizar pesquisas aprofundadas sobre o tema, coletar dados relevantes e criar um panfleto informativo para ser compartilhado com a comunidade escolar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema as diferentes formas de escravidão e explique as diferenças entre escravismo antigo, servidão medieval e escravidão moderna. Incentive os estudantes a fazerem perguntas e a discutirem o assunto em grupo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Oriente a pesquisa sobre os casos de escravidão moderna no Brasil e no mundo, utilizando fontes confiáveis como jornais, revistas e sites especializados. Os alunos deverão fazer um esboço do que encontraram e apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos serão organizados em grupos para realizar uma atividade de pesquisa e discussão sobre casos relevantes de escravidão moderna. Eles terão a tarefa de pesquisar e selecionar exemplos de escravidão moderna que consideram mais relevantes, bem como explorar formas de prevenção desse tipo de escravidão. Em seguida, cada grupo apresentará suas escolhas e justificativas para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos terão a oportunidade de criar um panfleto informativo que aborda a escravidão moderna no Brasil e no mundo, bem como as medidas de prevenção contra essa forma de exploração. Eles coletarão dados relevantes sobre o tema e organizarão as informações de forma clara e acessível no panfleto. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a existência da escravidão moderna e incentivar a adoção de ações para combatê-la.

  5. Etapa 5 - Testar

    Nesta etapa, os alunos terão a oportunidade de divulgar os panfletos que criaram sobre a escravidão moderna. O objetivo é compartilhar as informações coletadas e conscientizar um público mais amplo sobre a gravidade desse problema e as medidas de prevenção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Coerência e relevância na seleção dos casos de escravidão moderna.
  • Organização e clareza na apresentação do tema estudado.
  • Habilidade de comunicação oral e argumentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as diferenças entre escravismo antigo, servidão medieval e escravidão moderna.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção dos casos de escravidão moderna.
  • Auxiliar os alunos na organização e do template de design sprint.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar pesquisas sobre casos de escravidão moderna.
  • Selecionar os casos mais relevantes e justificar suas escolhas.
  • Criar um template de design sprint com base nas informações coletadas.
  • Apresentar o tema para a turma e discutir as diferentes formas de escravidão moderna encontradas.