Aula sobre Diferentes Formas De Escravidao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


É essencial compreender as diversas formas de escravidão, um tema relevante e atual. Por esse motivo, é fundamental discuti-lo em sala de aula, especialmente porque a escravidão moderna continua sendo uma realidade em muitos países, inclusive no Brasil. É crucial que os alunos compreendam as diferenças entre o escravismo antigo, a servidão medieval e a escravidão moderna. A fim de tornar a aula mais envolvente e didática, adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida. Nessa abordagem, os alunos serão responsáveis por criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade proposta. Dessa forma, eles terão a oportunidade de refletir e engajar-se de forma mais profunda com o tema da escravidão, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre a escravidão na antiguidade, a servidão medieval e escravidão na contemporaneidade e responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos receberão um material de apoio sobre o tema e deverão estudá-lo em casa. O material pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides. Oriente os alunos sobre como estudar o material e como criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na próxima aula, os alunos se reunirão em grupos para discutir o material estudado e criar o template de Dinâmica dos 3 Qs. Auxilie os grupos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template para a turma e os alunos farão perguntas e comentários sobre o trabalho dos colegas.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Conduza um debate em sala de aula sobre o tema, utilizando os templates criados pelos alunos como base para a discussão. Os alunos deverão participar ativamente do debate e fazer perguntas aos colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula e no debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula e no debate em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Compreensão do conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como estudar o material de apoio e criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Conduzir o debate em sala de aula e tirar dúvidas dos alunos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio em casa e criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente do debate em grupo e fazer perguntas aos colegas.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.