Aula sobre Diferentes Formas De Escrita

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A escrita é uma das principais formas de registro da história da humanidade. Desde os primeiros registros em paredes de cavernas até os dias atuais, a escrita tem sido fundamental para a transmissão de conhecimento e cultura. Vamos explorar diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância da escrita na história da humanidade. Serão apresentados exemplos de diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um problema relacionado ao tema.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos deverão identificar o problema apresentado e discutir possíveis soluções para o mesmo. Serão apresentados exemplos práticos de como outras sociedades antigas resolveram problemas semelhantes.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema identificado. Serão apresentados exemplos práticos de diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema identificado e apresentar a solução em forma de diário de bordo. Serão apresentados exemplos práticos de como outras sociedades antigas registravam suas soluções.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir as diferentes formas de escrita utilizadas pelas sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, e como elas se relacionam com a cultura material e a tradição oral dessas sociedades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema apresentado.
  • Geração de alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
  • Escolha da melhor alternativa para solucionar o problema.
  • Apresentação clara e organizada do diário de bordo.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da escrita na história da humanidade.
  • Dividir os alunos em grupos e apresentar o problema a ser resolvido.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Orientar os grupos durante a atividade.
  • Promover a discussão em grupo após as apresentações.

Ações do aluno

  • Identificar claramente o problema apresentado.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
  • Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e organizada.
  • Participar ativamente e colaborar com o grupo durante toda a atividade.