Aula sobre Diferentes Formas De Escrita

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A escrita é uma das principais formas de registro da história da humanidade. Desde os primeiros registros em paredes de cavernas até os dias atuais, a escrita tem sido fundamental para a comunicação e a transmissão de conhecimento. Vamos explorar diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância da escrita para a história da humanidade. Serão apresentados exemplos de diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a realização do projeto.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema. O problema deve ser algo que possa ser resolvido através da pesquisa e da criação do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e gerar alternativas para a resolução do problema definido na etapa anterior. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para auxiliar na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Solução

    Com base nas alternativas geradas na etapa anterior, os grupos deverão escolher a melhor solução para o problema definido. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para auxiliar na escolha da solução.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Com a solução definida, os grupos deverão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo deverá ser feito em grupo e apresentado ao final.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na resolução de problemas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do diário de bordo.
  • Qualidade do diário de bordo, incluindo a clareza na apresentação do problema, das alternativas geradas e da solução escolhida.
  • Colaboração e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da escrita para a história da humanidade.
  • Auxiliar na formação dos grupos e na definição do problema.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema para auxiliar na pesquisa e na escolha da solução.
  • Orientar os grupos na criação do diário de bordo.
  • Avaliar a participação e o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do diário de bordo.
  • Colaborar com o grupo na definição do problema, na geração de alternativas e na escolha da solução.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Participar da avaliação da aula e do trabalho em grupo.