Aula sobre Diferentes Formas De Escrita

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A escrita é uma das formas mais importantes de registro da história da humanidade. Desde a antiguidade, diferentes sociedades desenvolveram formas próprias de escrita, que refletem suas culturas e tradições. Vamos explorar as diferentes formas de escrita presentes em sociedades antigas da África, do Oriente Médio e das Américas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema. O objetivo é que os alunos identifiquem aspectos e formas de registro das sociedades antigas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema contextualizando-o e explicando a importância da escrita para a história da humanidade. Em seguida, mostre exemplos de diferentes formas de escrita presentes em sociedades antigas da África, do Oriente Médio e das Américas.

  2. Etapa 2 - Formação das duplas

    Os alunos serão divididos em duplas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual - nível 1

    Cada dupla irá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 4 sub-ideias. Forneça materiais de apoio, como livros e imagens, para que os alunos possam pesquisar e elaborar seus mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas - nível 1

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual - nível 2

    Cada dupla irá aprofundar as sub-ideias do mapa conceitual anterior, criando um novo mapa conceitual com 4 sub-ideias para cada uma das sub-ideias do mapa anterior.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas - nível 2

    Cada dupla irá apresentar seu novo mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes formas de escrita presentes em sociedades antigas da África, do Oriente Médio e das Américas, destacando as semelhanças e diferenças entre elas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
  • Qualidade e clareza dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Fornecer materiais de apoio para que os alunos possam pesquisar e elaborar seus mapas conceituais.
  • Conduzir as atividades em grupo e estimular a participação e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em duplas para criar os mapas conceituais.
  • Pesquisar e elaborar as ideias centrais e sub-ideias dos mapas conceituais.
  • Participar ativamente das atividades em grupo e colaborar com os colegas.