Aula sobre Diferentes Formas De Escrita

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A escrita é uma das formas mais importantes de registro da história da humanidade. Desde os primeiros registros em pedras e paredes até a escrita digital, a escrita tem sido uma ferramenta fundamental para a comunicação e a preservação da cultura. Vamos explorar diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas. Utilize imagens, vídeos e textos para ilustrar as diferentes formas de escrita. Os alunos devem fazer anotações sobre as diferentes formas de escrita apresentadas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um esboço de um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma Selecione o melhor esboço para ser utilizado na atividade.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem decidir quais sociedades antigas eles vão pesquisar para a atividade. Cada grupo deve escolher uma sociedade antiga da África, do Oriente Médio ou das Américas e fazer uma pesquisa sobre a forma de escrita utilizada por essa sociedade.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo do template de design sprint com base na sociedade antiga escolhida. Cada grupo deve criar um modelo de cada etapa do template de design sprint com base na forma de escrita utilizada pela sociedade antiga escolhida.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma. Avalie a qualidade do trabalho. Os alunos devem fazer uma autoavaliação e avaliar o trabalho dos outros grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Trabalhar em grupo e apresentar seus trabalhos para a turma.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do trabalho apresentado pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Capacidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.

Ações do professor

  • Apresentar diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas.
  • Selecionar o melhor esboço de template de design sprint criado pelos alunos.
  • Avaliar a qualidade do trabalho apresentado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações sobre as diferentes formas de escrita apresentadas pelo professor.
  • Trabalhar em grupo para criar um esboço de template de design sprint.
  • Criar um protótipo do template de design sprint com base na sociedade antiga escolhida.