Aula sobre Diferentes Formas De Escrita
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da escrita para a história da humanidade. Em seguida, explique a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Hieróglifos egípciosOs alunos irão aprender sobre os hieróglifos egípcios, sua importância para a escrita e como eram utilizados. Em seguida, irão realizar uma atividade prática de decifrar hieróglifos em um texto.
Estação 2 - Escrita cuneiforme
Os alunos irão aprender sobre a escrita cuneiforme, utilizada pelos povos da Mesopotâmia. Irão conhecer os materiais utilizados para escrever e como a escrita era feita. Em seguida, irão realizar uma atividade prática de escrever em uma placa de argila utilizando a escrita cuneiforme.
Estação 3 - Escrita Maia
Os alunos irão aprender sobre a escrita Maia, utilizada pelos povos da América Central. Irão conhecer os materiais utilizados para escrever e como a escrita era feita. Em seguida, irão realizar uma atividade prática de escrever em um papel utilizando a escrita Maia.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e realize uma discussão sobre as diferentes formas de escrita apresentadas. Os alunos irão compartilhar suas experiências nas estações e o que aprenderam sobre cada forma de escrita.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história da humanidade.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Habilidade em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da escrita para a história da humanidade.
- Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
- Realizar uma discussão sobre as diferentes formas de escrita apresentadas na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Compartilhar suas experiências nas estações e o que aprenderam sobre cada forma de escrita.
- Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas.