Aula sobre Diferentes Formas De Escrita

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A escrita é uma das principais formas de registro da história da humanidade. Desde a antiguidade, diferentes sociedades desenvolveram suas próprias formas de escrita, que refletem suas culturas, crenças e tradições. Vamos explorar as diferentes formas de escrita utilizadas por sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da escrita para a história da humanidade. Em seguida, explique a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Hieróglifos egípcios

    Os alunos irão aprender sobre os hieróglifos egípcios, sua importância para a escrita e como eram utilizados. Em seguida, irão realizar uma atividade prática de decifrar hieróglifos em um texto.

    Estação 2 - Escrita cuneiforme

    Os alunos irão aprender sobre a escrita cuneiforme, utilizada pelos povos da Mesopotâmia. Irão conhecer os materiais utilizados para escrever e como a escrita era feita. Em seguida, irão realizar uma atividade prática de escrever em uma placa de argila utilizando a escrita cuneiforme.

    Estação 3 - Escrita Maia

    Os alunos irão aprender sobre a escrita Maia, utilizada pelos povos da América Central. Irão conhecer os materiais utilizados para escrever e como a escrita era feita. Em seguida, irão realizar uma atividade prática de escrever em um papel utilizando a escrita Maia.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e realize uma discussão sobre as diferentes formas de escrita apresentadas. Os alunos irão compartilhar suas experiências nas estações e o que aprenderam sobre cada forma de escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história da humanidade.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Habilidade em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da escrita para a história da humanidade.
  • Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
  • Realizar uma discussão sobre as diferentes formas de escrita apresentadas na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compartilhar suas experiências nas estações e o que aprenderam sobre cada forma de escrita.
  • Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas.