Diferentes tipos de preposições

Essa aula de Português é sobre as preposições. Vem aprender mais!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Qual alternativa traz uma preposição essencial, uma preposição acidental e uma locução prepositiva, nessa ordem?

    A) até; segundo; a fim de.

    B) desde; por; ao invés de.

    C) o; a; um.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Gamificação:

    As preposições são palavras que estabelecem uma relação de sentido entre dois termos da oração. Elas são muito importantes na língua portuguesa, ao permitirem que possamos expressar nossas ideias de forma mais precisa e clara. Aprenderemos sobre os diferentes tipos de preposições e como elas funcionam em uma oração. Usaremos a metodologia de Gamificação, onde os alunos irão criar um mapa de registro sobre o tema, o que tornará o aprendizado mais envolvente e divertido.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    As preposições estabelecem uma relação entre dois termos de uma frase. Elas são fundamentais para a construção de frases corretas e compreensíveis. Por isso, é importante que os alunos do 7º ano do ensino fundamental aprendam sobre diferentes tipos de preposições e como utilizá-las corretamente na escrita. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos que irão realizar diferentes atividades relacionadas ao tema. Desta forma, os estudantes terão a oportunidade de aprender de forma lúdica e interativa, desenvolvendo suas habilidades na escrita e ortografia.
    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    As preposições são muito comuns na língua portuguesa, por estabelecerem uma relação entre dois termos na frase. É importante que os alunos as conheçam e saibam utilizá-las corretamente para escrever de maneira clara e coerente. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia Design Sprint para os alunos criarem um template contendo as etapas para desenvolver um projeto de escrita com correção ortográfica.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    As preposições são palavras que estabelecem uma relação entre dois termos na frase. Elas podem indicar lugar, tempo, modo, meio, finalidade, entre outras situações. Podendo ainda, estarem presentes em diversas situações do cotidiano, como em propagandas, textos jornalísticos, literários, músicas e até mesmo nas conversas informais. Os alunos serão convidados a desenvolver um estudo de caso sobre diferentes tipos de preposições, utilizando a metodologia ativa de Estudo de Caso. O objetivo é que os alunos possam aprimorar sua habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    As preposições são palavras que ligam elementos de uma oração, indicando a relação entre eles. Elas são muito importantes para a compreensão da língua portuguesa e sua utilização correta é essencial para o texto ter sentido. Por exemplo, a frase "O gato está em cima da mesa" só faz sentido porque a preposição "em cima de" indica a posição do gato em relação à mesa. Aprenderemos sobre os diferentes tipos de preposições e como utilizá-las corretamente. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Os diferentes tipos de preposições são muito importantes para a construção do sentido de uma frase, sendo encontradas em diversos contextos do nosso cotidiano. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: