Aula sobre Diferentes Tipos De Preposicoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As preposições são palavras que ligam elementos de uma oração, indicando a relação entre eles. Elas são muito importantes para a compreensão da língua portuguesa e sua utilização correta é essencial para o texto ter sentido. Por exemplo, a frase "O gato está em cima da mesa" só faz sentido porque a preposição "em cima de" indica a posição do gato em relação à mesa. Aprenderemos sobre os diferentes tipos de preposições e como utilizá-las corretamente. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são preposições e sua importância na língua portuguesa. Incentive os alunos a participar e fazer perguntas.

  2. Etapa 2 - Tipos de preposições

    Apresente aos alunos os diferentes tipos de preposições, como as de lugar, de tempo, de modo, entre outras. Incentive a falarem exemplos e a indicarem situações em que essas preposições são utilizadas.

  3. Etapa 3 - Criação dos Templates

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de avaliação por pares, com os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Debate em Grupo \

    Os grupos apresentarão seus templates e haverá um debate em grupo para aprimorar os critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Aplicação do Template

    Os grupos irão aplicar o template criado pelos colegas em uma apresentação sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Reflexão \

    Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de avaliação e o que aprenderam sobre as preposições.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido e incentive os alunos a continuarem praticando.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.".
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos e a troca de ideias.
  • Orientar os grupos na criação dos templates e na aplicação dos critérios de avaliação.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido e incentivá-los a continuar praticando.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e fazer perguntas.
  • Criar os templates e aplicar os critérios de avaliação criados pelos colegas.
  • Fazer reflexões sobre o processo de avaliação e o que foi aprendido sobre as preposições.