Aula sobre Diferentes Tipos De Preposicoes

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As preposições são palavras que estabelecem uma relação entre dois termos na frase. Elas podem indicar lugar, tempo, modo, meio, finalidade, entre outras situações. Podendo ainda, estarem presentes em diversas situações do cotidiano, como em propagandas, textos jornalísticos, literários, músicas e até mesmo nas conversas informais. Os alunos serão convidados a desenvolver um estudo de caso sobre diferentes tipos de preposições, utilizando a metodologia ativa de Estudo de Caso. O objetivo é que os alunos possam aprimorar sua habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e Divisão dos grupos

    Apresente aos alunos o tema “Diferentes tipos de preposições” suas funções, características e exemplos. Logo após, divida a turma em grupos e diga aos alunos os temas que serão trabalhados nesta aula. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado às preposições, como, por exemplo: preposições de lugar, tempo, modo, meio, finalidade, entre outras.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir o problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, se o tema for preposição de lugar, o problema pode ser "Como utilizar corretamente as preposições de lugar em uma frase?".

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas em fontes confiáveis, como livros, sites e entrevistas com pessoas reais, para coletar dados e exemplos práticos sobre o tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos deverão analisar o contexto do problema e identificar quais são as principais dificuldades encontradas pelos falantes da língua portuguesa na utilização das preposições.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, como as regras gramaticais da língua portuguesa.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado, como, por exemplo, criar um infográfico com dicas de como utilizar corretamente as preposições em uma frase.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o estudo de caso desenvolvido, utilizando um infográfico como apoio visual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita dos alunos, com foco na correção ortográfica e gramatical;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos sobre o uso das preposições na língua portuguesa;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do trabalho apresentado;
  • Correção ortográfica e gramatical;
  • Qualidade das fontes de pesquisa utilizadas;
  • Originalidade e criatividade na apresentação do estudo de caso.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e apresentar os temas a serem trabalhados;
  • Orientar os alunos na realização das pesquisas e análise crítica dos dados coletados;
  • Estimular a criatividade dos alunos na apresentação dos estudos de caso.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em fontes confiáveis sobre o tema escolhido;
  • Analisar criticamente os dados coletados;
  • Desenvolver soluções criativas para o problema identificado;
  • Apresentar o estudo de caso de forma clara e objetiva.