Aula sobre Diferentes Tipos De Preposicoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As preposições são palavras que estabelecem uma relação de sentido entre dois termos da oração. Elas são muito importantes na língua portuguesa, ao permitirem que possamos expressar nossas ideias de forma mais precisa e clara. Aprenderemos sobre os diferentes tipos de preposições e como elas funcionam em uma oração. Usaremos a metodologia de Gamificação, onde os alunos irão criar um mapa de registro sobre o tema, o que tornará o aprendizado mais envolvente e divertido.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique o que são as preposições e a importância delas na língua portuguesa. Apresente exemplos de palavras que são preposições e como elas se relacionam com as outras palavras da oração.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos e criação do mapa de registro

    Explique aos estudantes que eles deverão se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas para criar um jogo sobre os diferentes tipos de preposição, a partir de um template-modelo apresentado a eles. Assim, os alunos irão criar um mapa de registro contendo as informações sobre o tema. Eles deverão preencher os campos, Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que, ao final da atividade, cada grupo tenha criado um mapa que explique de forma clara e didática os diferentes tipos de preposições.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo irá apresentar seu mapa para a turma, explicando as escolhas feitas em cada campo e como eles acreditam que o jogo será engajador e um sucesso. Os demais colegas poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Proponha uma atividade prática em que os alunos deverão identificar as preposições em frases apresentadas por você. Eles deverão escrever as preposições em um papel e, ao final, o corrija e explique eventuais dúvidas.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados e como a atividade de Gamificação pode tornar o aprendizado mais envolvente e divertido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita com correção ortográfica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre a língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro.
  • Identificação correta das preposições na atividade prática.
  • Colaboração e respeito com os colegas durante a atividade.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática os conceitos sobre preposições.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa de registro.
  • Corrigir e explicar as dúvidas dos alunos na atividade prática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de registro.
  • Identificar corretamente as preposições na atividade prática.
  • Colaborar e respeitar os colegas durante a atividade.