Aula sobre Diferentes Tipos De Preposicoes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As preposições estabelecem uma relação entre dois termos de uma frase. Elas são fundamentais para a construção de frases corretas e compreensíveis. Por isso, é importante que os alunos do 7º ano do ensino fundamental aprendam sobre diferentes tipos de preposições e como utilizá-las corretamente na escrita. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos que irão realizar diferentes atividades relacionadas ao tema. Desta forma, os estudantes terão a oportunidade de aprender de forma lúdica e interativa, desenvolvendo suas habilidades na escrita e ortografia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos uma introdução sobre o tema, explicando o que são preposições e quais as principais funções que elas desempenham na língua portuguesa. Em seguida, exemplifique algumas preposições mais comuns.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Caça-palavras

    Os alunos, em grupos, irão realizar uma atividade de caça-palavras com preposições. Nessa atividade, eles terão que buscar as preposições escondidas em uma sequência de letras. O grupo que terminar primeiro, irá auxiliar os demais.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Jogo da memória

    Nessa estação, os alunos irão jogar um jogo da memória com pares de palavras que contêm preposições. Eles terão que encontrar os pares correspondentes e explicar qual a relação entre as palavras.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Preenchimento de lacunas

    Na terceira estação, os alunos irão preencher lacunas em frases com as preposições corretas. Eles terão que ler as frases e escolher a preposição adequada para completá-las.

  5. Etapa 5 - Socialização das atividades

    Ao final, cada grupo irá apresentar as atividades realizadas para a turma. Os alunos poderão tirar dúvidas e questionar sobre as atividades.

  6. Etapa 6 - Produção Textual

    Os alunos, individualmente, deverão criar uma pequena história utilizando ao menos cinco preposições. O objetivo é que os estudantes apliquem o que aprenderam em uma produção textual e fixem o conhecimento.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido. Incentivando os alunos a continuarem praticando o uso correto das preposições na escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.
  • Aprender de forma lúdica e participativa;
  • Estimular a cooperação e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das preposições nas atividades realizadas;
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo;
  • Qualidade da produção textual.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar as funções das preposições;
  • Organizar as estações e acompanhar o desenvolvimento das atividades;
  • Incentivar a participação e a cooperação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas;
  • Colaborar com os colegas nas atividades em grupo;
  • Aplicar o conhecimento adquirido na produção textual.