Aula sobre Diferentes Tipos De Preposicoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os diferentes tipos de preposições são muito importantes para a construção do sentido de uma frase, sendo encontradas em diversos contextos do nosso cotidiano. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema para os alunos, explicando o que são preposições e quais são os diferentes tipos existentes. Apresente alguns exemplos de preposições em frases simples e contextualizadas. Em seguida, dividida os alunos em grupos e entregue um texto contendo diversas preposições. A fim de que sublinhem todas as preposições que encontrarem e anotem em uma folha.

  2. Etapa 2 - Estudo do texto

    Cada grupo irá apresentar o texto lido para a turma e explicar as preposições que encontraram. Em seguida, o professor irá apresentar as preposições com mais detalhes, exemplificando cada tipo de preposição (essenciais, acidentais, contrações, locuções prepositivas).

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida

    Os alunos deverão acessar um vídeo previamente selecionado pelo professor que explique o uso de preposições em diferentes contextos. Eles assistirão ao vídeo em casa e deverão responder a um questionário sobre os diferentes tipos de preposições. Disponibilize um canal de comunicação para os alunos poderem tirar dúvidas sobre o conteúdo estudado.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Na próxima aula, os alunos se reunirão em grupos e discutirão as respostas do questionário. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e explicar as respostas que encontraram no questionário. O professor irá avaliar a participação dos alunos e a qualidade das respostas apresentadas.

  6. Etapa 6 - Atividade escrita

    Cada aluno deverá escrever uma frase contendo pelo menos duas preposições diferentes e apresentar para a turma. O professor irá avaliar a escrita das palavras com correção ortográfica e obediência às convenções da língua escrita.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre o tema e ressaltar a importância das preposições na construção do sentido de uma frase.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.”
  • Estimular a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizado.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de preposições em textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das respostas apresentadas no questionário.
  • Escrita correta das palavras em frases contendo preposições.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs apresentado pelo grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema para os alunos e explicar os diferentes tipos de preposições.
  • Disponibilizar um texto com preposições para os alunos estudarem em grupo.
  • Selecionar um vídeo sobre o tema para os alunos assistirem em casa.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Estudar o texto em grupo e anotar as preposições encontradas.
  • Assistir ao vídeo em casa e responder ao questionário.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
  • Escrever uma frase contendo preposições para apresentar para a turma.