Aula sobre Diferentes Tipos De Preposicoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os diferentes tipos de preposições são muito importantes para a construção do sentido de uma frase, sendo encontradas em diversos contextos do nosso cotidiano. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema para os alunos, explicando o que são preposições e quais são os diferentes tipos existentes. Apresente alguns exemplos de preposições em frases simples e contextualizadas. Em seguida, dividida os alunos em grupos e entregue um texto contendo diversas preposições. A fim de que sublinhem todas as preposições que encontrarem e anotem em uma folha.Etapa 2 - Estudo do texto
Cada grupo irá apresentar o texto lido para a turma e explicar as preposições que encontraram. Em seguida, o professor irá apresentar as preposições com mais detalhes, exemplificando cada tipo de preposição (essenciais, acidentais, contrações, locuções prepositivas).Etapa 3 - Sala de aula invertida
Os alunos deverão acessar um vídeo previamente selecionado pelo professor que explique o uso de preposições em diferentes contextos. Eles assistirão ao vídeo em casa e deverão responder a um questionário sobre os diferentes tipos de preposições. Disponibilize um canal de comunicação para os alunos poderem tirar dúvidas sobre o conteúdo estudado.Etapa 4 - Discussão em grupo
Na próxima aula, os alunos se reunirão em grupos e discutirão as respostas do questionário. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e explicar as respostas que encontraram no questionário. O professor irá avaliar a participação dos alunos e a qualidade das respostas apresentadas.Etapa 6 - Atividade escrita
Cada aluno deverá escrever uma frase contendo pelo menos duas preposições diferentes e apresentar para a turma. O professor irá avaliar a escrita das palavras com correção ortográfica e obediência às convenções da língua escrita.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma breve conclusão sobre o tema e ressaltar a importância das preposições na construção do sentido de uma frase.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em “Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.”
- Estimular a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizado.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes tipos de preposições em textos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das respostas apresentadas no questionário.
- Escrita correta das palavras em frases contendo preposições.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs apresentado pelo grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema para os alunos e explicar os diferentes tipos de preposições.
- Disponibilizar um texto com preposições para os alunos estudarem em grupo.
- Selecionar um vídeo sobre o tema para os alunos assistirem em casa.
- Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma breve conclusão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
- Estudar o texto em grupo e anotar as preposições encontradas.
- Assistir ao vídeo em casa e responder ao questionário.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
- Escrever uma frase contendo preposições para apresentar para a turma.