Direitos humanos e combate à homofobia

Atualmente, no Brasil, ainda temos poucas denúncias de casos de LGBTfobia. Nessa aula de História, vamos analisar o que dizem nossas leis sobre esse assunto. Bom aprendizado! 🏳️‍🌈


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A Constituição brasileira de 1988 é conhecida como “Constituição Cidadã”. Quando falamos dos direitos das populações chamadas “minorias”, percebemos que ainda há muita discriminação e violência e que as leis, às vezes, não bastam. Por qual motivo pode-se afirmar que a Constituição vale para todas as pessoas brasileiras?

    A) A Constituição determina os direitos próprios das pessoas, que não pode ser tirado, independente da orientação religiosa ou sexual, sexo, etnia, cor, etc.

    B) A Constituição foi escrita pensando em todos(as) brasileiros(as), em seus artigos há situações específicas para cada grupo chamado “minoria”.

    C) A Constituição é escrita pensando na maioria dos brasileiros. O direito da maioria deve prevalecer num país como o Brasil.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Discutir os Direitos Humanos e o combate à homofobia é fundamental para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, pois se trata de um tema presente no nosso dia a dia, muitas vezes ignorado. O objetivo desta aula é analisar as causas da violência contra grupos marginalizados, como os homossexuais, e promover uma cultura de paz, empatia e respeito. Para contextualizar, exemplos de situações cotidianas de homofobia, como piadas e comentários preconceituosos, podem ser apresentados, levando os alunos a refletir sobre o impacto dessas atitudes na vida das pessoas. Além disso, dados estatísticos sobre a violência contra a comunidade LGBTQIA+ no Brasil e no mundo podem ser compartilhados. A metodologia ativa utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  4. 4. Estudo de Caso:

    Inicie apresentando o tema e o objetivo da aula, que é discutir a importância do respeito à diversidade sexual e de gênero. Além da luta contra a discriminação e a violência sofrida pela população LGBT+. Ao longo da conversa, os estudantes serão apresentados a exemplos práticos, sendo incentivados a refletir sobre as causas da violência contra populações marginalizadas e a construir uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
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  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Para dar início à aula, é importante contextualizar a importância do debate sobre os direitos humanos e seu impacto sobre o combate à homofobia. Inicie a conversa falando aos estudantes que o objetivo é discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas, visando a tomada de consciência e a construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas. Para isso, os estudantes serão desafiados a criar um template de avaliação por pares, no qual um grupo avalia o outro. Você pode auxiliar os estudantes na criação de critérios de avaliação contendo organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação. A avaliação pode ser feita com uma nota numa escala de 1 a 5.
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  6. 6. Ensino Híbrido:

    Inicie a aula convidando os alunos a refletirem sobre a importância do respeito às diferenças, conectando o tema direitos humanos e combate à homofobia. O objetivo desta conversa é desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas. É fundamental que os alunos compreendam a importância do respeito às diferenças e da construção de uma cultura de paz e empatia. A metodologia da aula é ensino híbrido, portanto, conforme apresenta a etapa 3, os estudantes terão subtópicos para pesquisar em casa.
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  7. 7. Gamificação:

    Introduza a aula contextualizando a importância dos direitos humanos e o combate à homofobia. Apresente também o objetivo: discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas, por meio da criação de um jogo. Nessa aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro utilizando a metodologia ativa gamificação, visando desenvolver uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
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  8. 8. Rotação por estações:

    A aula sobre Direitos humanos e combate à homofobia é de extrema importância para a formação dos alunos. Ela visa desenvolver a habilidade de discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas. É importante que os alunos compreendam que a homofobia é uma forma de violência e que todos têm o direito de serem respeitados independentemente de sua orientação sexual.
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